Estratégias abdutivas no processo de criação artística
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.94826Palavras-chave:
processo de criação. abdução. semiótica. raciocínio visual. processos cognitivos.Resumo
O texto é um processo reflexivo sobre meu fazer artístico, das formas de operar as trajetórias e percursos no andamento da produção artística e das caraterísticas que considero relevantes para a atual produção. O texto aborda também a ação na matéria, o fazer, buscando estratégias abdutivas na construção de sentido e, a partir daí, as diferentes possibilidades geradas pelos cruzamentos e convergências constituídos na operação com a matéria, enfocando a maneira de buscar internamente uma condição reflexiva e analítica dos fluxos mentais, estabelecendo a hegemonia do raciocínio visual para o processo decisório na construção do trabalho
Abstract
The text is a reflective process about my artistic making, the ways of operating the trajectories and paths in the course of the artistic production and the characteristics I consider relevant to my current production. The text also addresses the action in matter, the doing, searching abductive strategies in the construction of meaning and, from this, the different possibilities generated by the intersections and convergences constituted in the operation on the matter, mainly searching internally a reflective and analytical condition of mental flows, establishing the hegemony of visual reasoning for the decision-making process in the construction of my work.
Downloads
Referências
CHKLOVSKI, Viktor. A Arte como Procedimento. In TOLEDO, Dionísio de O., Teoria da Literatura – Formalistas Russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.
DOOLEY, K. (1996), "A Nominal Definition of Complex Adaptive Systems," The Chaos Network, 8(1): 2-3.
EMMOTT, C., and ALEXANDER, M. (2014) Schemata. In: Hühn, P., Meister, J.C., Pier, J. and Schmid, W. (eds.) Handbook of Narratology, 2nd ed. Series: De Gruyter handbook, 1. de Gruyter, Berlin, pp. 756-764.
HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. [tradução Márcio Suzuki]. (Coleção Subjetividade Contemporânea) -- Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
KUDIELKA, Robert ed. The Eye’s Mind: Bridget Riley, Collected Writings 1965-1999. London: Thames & Hudson, 1999.
LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LARKIN, Jill H., SIMON, Herbert A. Why a diagram is (sometimes) worth ten thousand words, in Cognitive sciences, nº11, 65-99, acessado em 05/2019.
MARSHALL, Julia. Image as Insight: visual images in practice-based research. Studies in Art Education, 2007, 49(1):23-41. Acessado em https://www.researchgate.net/publication/234665454_Image_as_Insight_Visual_Images_in_Practice-Based_Research
MARSHALL, Julia. Visible thinking: using contemporary art to teach conceptual skills (pp. 38-45) in Art Education, Vol. 61, No. 2, March 2008, acessado em https://www.jstor.org/stable/27696275
PAREYSON, Luigi. Estética, Teoria da Formatividade. Petrópolis, Ed. Vozes, 1993.
REICHERTZ, Jo (2009). Abduction: The Logic of Discovery of Grounded Theory. Forum: Qualitative Social Research, 11(1), Art. 13, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1001135.
ROCHA, Luiz A. C. da. O processo de descoberta na escultura: a desafeição, fluxos, fabulações e deriva, in https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17773#
SKARDA, C. A. & FREEMAN, W. J. (1987). How brains make chaos in order to make sense of the world. Behavioral and Brain Sciences 10, pp. 161-195.
STRAUSS, Anselm L. & CORBIN, Juliet M. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. London: Sage. 1990.
TORSTENSSON, Joel. In: https://medium.com/@oed/an-intro-to-complex-adaptive-systems-part-1-87b12c9f82e1
WALDROP, M. Mitchell. Complexity: the emerging science at the edge of order and chaos. New York, Touchstone, 1993.
WOLLHEIM, Richard. A Pintura como Arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.