A notável distopia do sujeito nos mundos virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.94209

Palavras-chave:

Fotografia. Redes móveis de comunicação. Sujeito. Dispositivo.Distopia.

Resumo

Partindo da série fotográfica intitulada Do outro lado do silêncio, de Carlos Donaduzzi, produzida pelo artista no contexto de sua pesquisa de doutorado, o artigo aborda da noção de sujeito aparelhado pelos dispositivos tecnológicos, na contemporaneidade. O argumento estabelece uma aproximação temática da série estudada  com a obra de Hopper e desenvolve-se através dos conceitos de distopia, dispositivo e hiper-sujeito. O artigo estrutura-se através de 24 notas que permitem entrecruzar referências e conceitos, assim como acentuam o caráter provisório e inconcluso das questões levantadas.

Abstract

Based on Carlos Donaduzzi's photographic series "On the other side of silence", produced by the artist in the context of his doctoral research, the article deals with the notion of the subject provided by technological devices in contemporary times. The argument establishes a thematic approximation of the series studied with the work of Hopper and develops through the concepts of dystopia, device and hyper-subject. The article is structured by crossing references and concepts, in a series of 24 notes. As well as accentuate the provisional and inconclusive nature of the issues raised.

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Biografia do Autor

Sandra Rey, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria

Artista, pesquisadora e professora. Dra. em Arte e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I. Suas pesquisas fundamentam-se, tanto prática quanto teoricamente, em interrogações sobre a estabilidade e instabilidade da imagem fotográfica, em relação ao real. Expõe e publica textos de artista e crítica de arte. Produz obras em grandes e pequenos formatos, vídeos, instalações e livros de artista. Pesquisadora no CNPq (PQ-IC) e Professora convidada nos PPGs Artes Visuais da UFRGS e UFSM.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

COSTA, Mario. O sublime Tecnológico. São Paulo: Ed. Experimento, 1995.

COUCHOT. A tecnologia na Arte, da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

SOULAGES, F. Esthétique de la photographie. Paris: Nathan, 1998.

https://www.edwardhopper.net

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Rey, S. (2019). A notável distopia do sujeito nos mundos virtuais. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.94209

Edição

Seção

DOSSIÊ: A era digital: tecnologias da informação, da empatia e os meios-mídia na arte

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