Desfazer as armadilhas do social: Marcel Broodthaers ou as astúcias de um ingênuo insincero

Autores

  • Laurence Corbel Departamento de Artes Visuais da Universidade Rennes 2.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.82498

Palavras-chave:

Crítica Institucional. Mercadoria. Mundo da Arte. Museu. Resistência.

Resumo

O artista Marcel Broodthaers não parou, ao longo de sua obra, de questionar o mundo da arte em suas dimensões sociais e econômicas, bem como o lugar do artista e o papel das instituições. Se ele entrou na comédia social o mundo da arte, se ele consentiu com suas convenções, foi dentro de uma estratégia perfeitamente coordenada. Este artigo mostra como Broodthaers jogou o jogo de arte para desvendar seu funcionamento e melhor subvertê-lo.

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Biografia do Autor

Laurence Corbel, Departamento de Artes Visuais da Universidade Rennes 2.

Professora de estética no Departamento de Artes Visuais da Universidade Rennes 2. Suas pesquisas enfocam as formas escritas e orais dos discursos dos artistas. Ela coordena o programa Ecrits et paroles d'artistes: contributions aux scènes artistiques contemporaines d'Amérique latine" (Escritos e palavras de artistas: contribuições para cenários artísticos contemporâneos da América Latina).

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Corbel, L. (2018). Desfazer as armadilhas do social: Marcel Broodthaers ou as astúcias de um ingênuo insincero. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(38). https://doi.org/10.22456/2179-8001.82498