A volatilidade da película em migrações pictóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.78681

Palavras-chave:

Pintura. Fotografia. Sintaxes. Documentos.

Resumo

Este artigo analisa as produções pictóricas do artista Ricardo Mello e as relações que estabelece com as fontes subsidiárias de imagens do cinema. A imagem impregnada dos vínculos entre sintaxes do regime de cores da tecnologia e modos operatórios relativos à pintura é uma questão processual importante na poiética do artista. Pode-se perguntar se a imagem técnica projetada pode outorgar a sua autoridade de paradigma temporal para a fatura pictórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niura Aparecida Legramante Ribeiro, UFRGS

Professora e pesquisadorora no PPGAVI e Curso de Graduação em História da Arte, Instituto de Artes,UFRGS.

Referências

MONDZAIN, Marie-José. “A imagem entre proveniência e destinação” in ALLOA, Emanuel (org). Pensar a Imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

AUMONT, Jacques. O Olho Interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

AUMONT, Jacques. El rostro en el cine. Barcelona: Ediciones Paidós SAICF, 1992.

AUMONT, Jacques. AUMONT, Jacques. Matière d`Images. Paris: Éditions Images Modernes, 2005.

DURAND, Régis. Territoires Partagés: peinture et photographie aujord`hui. Vence: Skira, 2007.

FLORES, Laura González. Fotografía y pintura: dos medios diferentes? Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: editora Barcarrola, 2004.

MELLO, Ricardo Perufo. Entrevista à autora. Porto Alegre: em 07 de outubro de 2017.

MELLO, Ricardo. Rarefação e construção pictórica: Paradoxos imagéticos - (Mestiçagens Contidas na Temporalidade de uma Imagem Videográfica Rarefeita), V. 1 e V.2. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, UFRGS, 2013.

ROUILLÉ, ANDRÉ. A Fotografia, entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.

SALLES. Cecília. Gesto Inacabado, processo de criação artística. São Paulo: FAPESP/Annablume, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-04

Como Citar

Ribeiro, N. A. L. (2018). A volatilidade da película em migrações pictóricas. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(39). https://doi.org/10.22456/2179-8001.78681

Edição

Seção

DOSSIÊ: Pintura, representação e o quadro em questão