Entre fotografia e pintura, nove possíveis gestos intertextuais (e uma coda)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.73712Palavras-chave:
Fotografia. Fotografia e pintura. Cinema.Resumo
O artigo apresenta nove gestos referentes às retroalimentações entre fotografia e pintura desde a arte moderna até a contemporaneidade artística: (1) a disjunção entre pintura e fotografia; (2) o deslizamento do gênero da fotografia usada como pintura; (3) o uso crítico da fotografia como comentário à pintura e crítica autorreflexiva; (4) a fotografia como meio que torna visível (reproduzível) a pintura; (5) a fotografia assumida como pintura ou a cópia fotográfica ligada à aura; (6) a fotografia e a pintura desapegadas do tempo; (7) a "mise en âbime" da reprodução intergenérica e o intercâmbio de estratégias de visibilidade; (8) a confluência da fotografia e da pintura como acesso ao cinema; e, finalmente, (9) a pintura e a fotografia como gêneros desgastados.Downloads
Referências
Belz, Carl, “Man Ray and New York Dada”, en Art Journal, vol. 23, no. 3, primavera de 1964, 207-213.
Cosgrove, Denis, “Prospect, Perspective, and the Evolution of the Landscape Idea” en Transactions of the Institute of British Geographers, vol. 10, no. 1, 1985, 45-62.
Derrida, Jacques & Craig Owens, “The Parergon”, October, vol. 9, verano de 1979, 20.
Fuller, John, “Atget and Man Ray in the Context of Surrealism”, en Art Journal, vol. 36, no. 2, invierno de 1976-77, 130-138.
Greenaway, Peter, Flying over Water/Volar damunt l´aigua, Barcelona, Fundación Miró, 1997, 10.
Greenberg, Clement, “Modernist Painting”, Art and Literature, spring 1965, pp. 193-201.
Levine, Sherrie, “First Statement”, [AfterWalkerEvans.com] en [AfterSherrieLevine.com], 27 de mayo de 2012.
Marcadé, Bernard. Marcel Duchamp, Buenos Aires, Ed. El Zorzal, 2008.
Monsivais, Carlos, "Los silencios y las voces del paisaje", en Manuel Álvarez Bravo, México, Conaculta, INBA, 2001, p. 14.
Viau, Guy. Entrevista a Marcel Duchamp (Radio-televisión de Canada, 17 de julio de 1960), en Tout-fait. The Marcel Duchamp Studies Online Journal, vol. 2, no. 4, enero 2002 [http://www.toutfait.com/issues/volume2/issue_4/interviews/md_guy/md_guy.html], 10 de julio de 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.