Fragmentos de acções pedagógicas: arte, educação e curadoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108107

Palavras-chave:

Arte. Educação. Práticas pedagógicas. Curadoria. Documentação.

Resumo

Partindo do projecto de investigação “Artistas e Educação Radical na América Latina, Anos 1960 e 1970” — que visa explorar as relações entre arte e pedagogia desenvolvidas por mulheres artistas, e que está em curso desde 2018, tendo como instituição de acolhimento o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências  Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa —, este artigo procura problematizar e abrir um espaço de reflexão sobre os modos de representação, em contexto expositivo, de experiências pedagógicas determinadas por uma dimensão colaborativa e relacional, e das quais restam essencialmente memórias e alguma documentação.

Abstract

Drawing from the research project “Artists and Radical Education in Latin America, 1960s and 1970s” – which aims to explore the relations between art and pedagogy developed by women artists and that started in 2018, being hosted by the Instituto de História da Arte of the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa –, this paper seeks to discuss and open a space for debate on the formats of representation, in an expository context, of pedagogical experiences determined by a collaborative and relational dimension, and of which essentially remain memories and some documentation.

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Biografia do Autor

Margarida Brito Alves, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Professora Auxiliar no Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro da Direcção e Investigadora Integrada do Instituto de História da Arte, onde coordena o Grupo de Estudos de Arte Contemporânea. É autora dos livros “A Revista Colóquio / Artes” (Lisboa: Colibri, 2007) e “O espaço na criação artística do século XX. Heterogeneidade. Tridimensionalidade. Performatividade” (Lisboa: Colibri, 2012).

Giulia Lamoni, Universidade Nova de Lisboa

Investigadora FCT no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho explora as articulações entre arte e feminismos em Portugal e na América Latina nas décadas de 1960 e 1970. É coordenadora do projeto de pesquisa “Artistas e educação radical na América Latina: décadas de 1960 a 1970” (financiado pela FCT / 2018-2020), no IHA/FCSH-UNL.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Alves, M. B., & Lamoni, G. (2020). Fragmentos de acções pedagógicas: arte, educação e curadoria. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108107

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.