A viagem dos Seis Caquis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.98290

Palavras-chave:

Natureza morta, Arte Chinesa, Eurocentrismo, Exposições

Resumo

Resumo
Interessar-se novamente pelo gênero da natureza morta obriga a uma volta às categorias estabelecidas ao longo do tempo. Preparar uma exposição sobre esse tema no Louvre convida a questionar-se de que forma esse gênero interessa a outras regiões do mundo, além de Paris ou da Europa Ocidental, especialmente quando os objetos que serão apresentados cruzam evidentemente as estradas do mundo. Neste quesito, há obras que despertam curiosidade particular, ao abalar os padrões preconcebidos. Os Seis Caquis de Mu Qi, pintor chinês do século XIII, é uma delas.

Abstract

Taking a new interest in still lifes obliges one to return to categories set up over time.  Preparing an exhibition at the Louvre on this subject encourages one to ask oneself in what way this genre interests other regions of the world than Paris or Western Europe, inasmuch as objects that will be presented are, of course, crossing the routes of the world.  In this regard, there are some works of art that especially arouse one’s curiosity by their capacity to upset preconceived schemata.  The Six Persimmons by Muqi Fachang, a thirteenth-century Chinese painter, belongs thereamong.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurence Bertrand Dorléac, Sciences Po Paris - Centre d’histoire, França

Professeure d’histoire de l’art à Sciences Po Paris - Centre d’histoire. Laurence Bertrand Dorléac is an art historian and a professor at Sciences Po in Paris.  She is the author of numerous texts, including: L’Art de la défaite. 1940-1944 (Seuil, 1993); Art of the Defeat: France 1940-1944 (Getty Research Institute, 2008); L’ordre sauvage. Violence, dépense et sacré dans l’art des années 1950-1960 (Gallimard, 2004); Après la guerre (Gallimard, 2010); Contre-déclin. Monet et Spengler dans les jardins de l'histoire (Gallimard, 2012); Nach der Befreiung. Frankreich und die Kunst (1944-1947), übersetzung aus dem Französischen von Tom Heithoff, Deutscher Kunstvergal, 2016.

Referências

BATAILLE, George. Manet, Lausanne, Skira, 1955

BENJAMIN, Walter. Écrits français, Paris, Gallimard, 1991

DORLÉC, Laurence Bertrand. Pour en finir avec la nature morte, Paris, Gallimard, 2020

MALDINEY, Henry. Ouvrir le rien, l’art nu, Paris, Encre marine, 2010

BARTHES, Roland. L’empire des signes, 1970, Œuvres complètes, tome III, Paris, Seuil, 1994

MANDELSTAM, Ossip. Les poèmes de Moscou (1930-1934), Belfort, Circé, 2001

PENG, Chang Ming. En regard. Approche comparée de la peinture chinoise et occidentale, Paris, Éditions You Feng, 2005

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Dorléac, L. B. (2019). A viagem dos Seis Caquis. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(42). https://doi.org/10.22456/2179-8001.98290