A viagem dos Seis Caquis
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.98290Palavras-chave:
Natureza morta, Arte Chinesa, Eurocentrismo, ExposiçõesResumo
Resumo
Interessar-se novamente pelo gênero da natureza morta obriga a uma volta às categorias estabelecidas ao longo do tempo. Preparar uma exposição sobre esse tema no Louvre convida a questionar-se de que forma esse gênero interessa a outras regiões do mundo, além de Paris ou da Europa Ocidental, especialmente quando os objetos que serão apresentados cruzam evidentemente as estradas do mundo. Neste quesito, há obras que despertam curiosidade particular, ao abalar os padrões preconcebidos. Os Seis Caquis de Mu Qi, pintor chinês do século XIII, é uma delas.
Abstract
Taking a new interest in still lifes obliges one to return to categories set up over time. Preparing an exhibition at the Louvre on this subject encourages one to ask oneself in what way this genre interests other regions of the world than Paris or Western Europe, inasmuch as objects that will be presented are, of course, crossing the routes of the world. In this regard, there are some works of art that especially arouse one’s curiosity by their capacity to upset preconceived schemata. The Six Persimmons by Muqi Fachang, a thirteenth-century Chinese painter, belongs thereamong.
Downloads
Referências
BATAILLE, George. Manet, Lausanne, Skira, 1955
BENJAMIN, Walter. Écrits français, Paris, Gallimard, 1991
DORLÉC, Laurence Bertrand. Pour en finir avec la nature morte, Paris, Gallimard, 2020
MALDINEY, Henry. Ouvrir le rien, l’art nu, Paris, Encre marine, 2010
BARTHES, Roland. L’empire des signes, 1970, Œuvres complètes, tome III, Paris, Seuil, 1994
MANDELSTAM, Ossip. Les poèmes de Moscou (1930-1934), Belfort, Circé, 2001
PENG, Chang Ming. En regard. Approche comparée de la peinture chinoise et occidentale, Paris, Éditions You Feng, 2005
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.