Aspectos biológicos e afetivos em arte e tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.93550

Palavras-chave:

Memória. Organismo. Afetivo. Arte. Tecnologia.

Resumo

O presente artigo aporta aspectos biológicos e afetivos em produções de arte e tecnologia, a partir de uma abordagem da memória como fio condutor. Ao objetivar ir além de seu enfoque como registro e armazenamento, pensamos a memória como imagem-ação, com sustentação teórica no filósofo francês Gilbert Simondon. Tais aspectos biológicos e afetivos da memória encontram-se concretizados em propostas artísticas que miscigenam o analógico e o digital, como nas obras dos artistas Stelarc, Eduardo Kac, Rafael Lozano-Hemmer e Chris Milk. A fim de tratarmos das implicações entre o natural e o artificial, discorremos sobre processos imagéticos que abarcam em suas concepções questões orgânicas, afetivas e maquínicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira
Departamento de Artes VisuaisPós-Graduação em Artes VisuaisCoordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo)
Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - BrasilLíder gpc.interArtec/CNPq

Referências

BERGSON, Henri. Matéria y Memória. Buenos Aires: Cactus, 2006.

GIANNETTI, Cláudia. O sujeito-projeto: Metaformance e Endoestética. In: FILE Rio.São Paulo: FILE, 2006.

GRAU, Oliver (Org). Imagery in the 21st Century. Cambridge: MIT Press, 2011.

KAC, Eduardo. Time Capsule, 1997. Acesso em fev. 2012. Disponível em: https://www.ekac.org/kactimbr.html.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.

LOZANO-HEMMER, Rafael. Last Breath. 2012. Acesso jan. 2016. Disponível em: http://www.lozano-hemmer.com/texts/manuals/Last_Breath.pdf.

LOZANO-HEMMER, Rafael. Some Things Happen More Often Than All of the Time. Espanha: Turner, 2007.

LOVERY, Margot. Digital currents: art in the electronic age. Nova York e Londres: Routledge Taylor & Francis Group, 2008.

MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual: movement, affect, sensation. US: Duke University Press, 2002.

MILK, Chris. "The Treachery of Sanctuary", 2012. Acesso jan. 2016.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I5__9hq-yas.

MILLS, Simon. Gilbert Simondon: information, technology and media. Nova York, Londres: Rowman e Littlefield, 2016.

NANCY, Jean-Luc. The Ground of the Image. New York: Fordham University Press, 2005.

OLIVEIRA, Andréia Machado. Corpos Associados: interatividade e tecnicidade nas paisagens da arte. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

OLIVEIRA, Andréia Machado. A experiência da imagem em instalações interativas. In: Contemporânea. Santa Maria: UFSM, v.1, n.1, 2018, p. 01 – 06.

ROCA, Marcel-lí Antúnez. Acesso nov. 2006. Disponível em: www.marceliantunez.com.

SAUVAGNARGUES, Anne. Artmachines: Deleuze, Guattari, Simondon. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016.

SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objects techniques. Paris: Editions Aubier, 1989.

SIMONDON, Gilbert. Curso sobre la percepción (1964-1965). Buenos Aires: Editorial Cactus, 2012.

SIMONDON, Gilbert. Imaginacion e Invencion (1965-1966). Buenos Aires: Editorial Cactus, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Oliveira, A. M. (2019). Aspectos biológicos e afetivos em arte e tecnologia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.93550