Curadoria: que "negócio" é esse?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.91559

Palavras-chave:

Curadoria. Políticas culturais. Arte contemporânea.. História das exposições. Circuito de arte.. Curatorship. Cultural Politics. Contemporary Art. History of The Exhibitions. Art Circuit.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo contextualizar o fenômeno que transformou o curador no principal protagonista de eventos de arte contemporânea produzidos no circuito artístico internacional, a partir da década de 1980. Tentando identificar quais seriam os conteúdos necessários à boa formação deste profissional, o texto cita exemplos importantes tanto de exposições quanto de organizadores, verificando, no momento atual, qual seria o papel de um curador diante da realidade geopolítica e cultural de um país como o Brasil.

Abstract

The principal aim of this essay is to contextualize the phenomenon which had transformed the curator into a protagonist, in quite all events of contemporary art produced, since the 1980’s, in the international main stream,. This text mentions remarkable examples of exhibitons and their organizators, trying to identify what issues should be necessary to supplement the formation of a curator as well as verifying now-a-days what should be the role of a curator, considering the geopolitics and the cultural reality of countries such as Brazil.

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Biografia do Autor

Marcos Hill, Escola de Belas Artes da UFMG. Departamento de Artes Plásticas Área de Artes

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da EBA-UFMG. Como curador: Projeto Rumos Visuais - Instituto Itaú Cultural de São Paulo - 1999-2000; Fiat Mostra Brasil - Casa Fiat de Cultura - 2006; edições 2007 e 2008 - Projeto Bolsa Produção para Artes Visuais - Fundação Cultural de Curitiba. Criador, em Belo Horizonte, do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte - coordenador, curador e editor, entre 2001 e 2013. É crítico de arte e curador na cidade de Belo Horizonte. Graduação - EBA-UFRJ – 1985; Especialização Lato Sensu em Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis - CECOR-UFMG – 1986; Mestrado em História da Arte - Institut d’ Archéologie et Histoire de l’Art - Université Catholique de Louvain - Bélgica – 1990;  Doutorado em Artes – EBA-UFMG -2008; Pós-Doutorado em Arte, Línguas Modernas e Literatura - Department of Modern Languages and Literature - University of Miami – EUA - 2015.

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Publicado

2019-05-19

Como Citar

Hill, M. (2019). Curadoria: que "negócio" é esse?. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.91559