O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.81947

Palavras-chave:

Experiência. Artista professor. Pesquisa em Arte e Arte Educação.

Resumo

O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais é um pro-jeto de pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil. O projeto apresenta perspectivas da pesquisa em Arte e Arte Educação no campo das Artes Visuais. Refere-se ao espaço/tempo das ações desenvolvidas no ateliê de pintura no contexto da Universidade e aponta como lugar de investigação e reflexão o Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Abordam-se não somente metodologias operativas, mas a di-mensão da experiência e a sua intensidade e potência, compreendendo assim o “entre” (como caminho formativo) em paisagens pedagógicas e artísticas. No contexto do ensino de pintura, o espaço de um grupo de estudos busca construir tessituras para o ensino e a aprendizagem; intenciona perceber a experiência como processo de deslocamento. O eixo teórico do projeto situa-se nos escritos de Dewey (2010), Sullivan (2004), Lampert (2009, 2016) e Lampert & Wosniak (2016).

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Biografia do Autor

Jociele Lampert, UDESC

Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University, na cidade de Nova York, como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou es-tudo intitulado: ARTIST'S DIARY AND PROFESSOR'S DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION. Possui Graduação em Desenho e Plástica – Bacharelado em Pintura pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Graduação em Dese-nho e Plástica – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); Mestre em Educação pela UFSM (2005); Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Coordenadora de Estágio CEART/UDESC (2006-2009); Foi Chefe de Departamento de Artes Visuais DAV/CEART/UDESC (2009-2011); Coordenadora do PIBID/CAPES/UDESC da área de Artes Visuais (2011-2016). Foi Coordenadora de Pós-Graduação em Artes Visuais Mestrado e Doutorado PPGAV/CEART/UDESC (2015) e Coordenadora de Pós-Graduação da UDESC (2016). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino de Arte e na Gra-duação em Artes Visuais DAV/UDESC. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq; Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq; Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apo-theke (UDESC). É Editora Chefe do Periódico Revista Apotheke. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, arte e edu-cação, formação docente. É membro associado da ANPAP.

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-04

Como Citar

Lampert, J. (2018). O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(39). https://doi.org/10.22456/2179-8001.81947

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay