A expressão do múltiplo pelo corpo da pintura.

Autores

  • Bernard Paquet École des Arts Visuels da Universidade Laval, Québec, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.80768

Palavras-chave:

Pintura. Múltiplo. Pós-humano.

Resumo

Este ensaio apresenta uma experimentação poética e reflexiva que constrói uma imagem do humano do futuro (pós-humano) com base numa anatomia sem gênero nem pele. Para multiplicar este corpo, em pintura, dois parâmetros são considerados: os elementos anatômicos que se prestam facilmente ao múltiplo e variações, depois a ausência de dualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernard Paquet, École des Arts Visuels da Universidade Laval, Québec, Canadá

Professor titular na École des Arts Visuels da Universidade Laval, na cidade de Québec, Canadá. Doutor em Artes e Ciências da Arte na Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (1997). Realizou numerosas exposições individuais e coletivas no Canadá, na França, no Brasil, em Mônaco e na Tunísia. Publicou artigos em muitas revistas ou livros e fez palestras, sobre processo de criação, no Brasil, no Canadá, na França, na Inglaterra, na Martinica, em Mônaco, na Suíça e na Tunísia.

Referências

AMADO, Mónica Alexandra Fernandes Marques e BASTOS, Paulo Bernardino das Neves. Performatividade do corpo pós-humano: de Narciso a Pigmalião. 2011. Disponible à: http://www.idmais.org/pubs/PauloBernardino/2011/2011-4-3-PauloBB.pdf, consultée le 9 septembre 2016.

BENJAMIN, Walter. L'OEuvre d'art à l'époque de sa reproductibilité technique (1939), traduit par Frédéric Joly, préface d'Antoine de Baecque. Paris: Payot, coll. Petite Bibliothèque Payot, 2013.

BOURGERY, Jean-Marc et JACOB, Nicolas-Henri. Atlas d’anatomie humaine et de chirurgie. sl. Cologne : Taschen, 2012.

CUIR, Raphael. Renaissance de l’anatomie. Paris : Hermann, 2016.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: PUF, 1968.

GOODMAN, Nelson. La fabrique des mondes. Disponible à:http://www.seroux.be/spip.php?article181, consultée le 30 octobre 2016.

GRUGIER, Maxence. L’utopie cyborg : Réinvention de l’humain dans un futur sur-technologique. 2003. Disponible à: http://www.revue-quasimodo.org/PDFs/7%20-%20Cyborg%20Utopie%20Technologie.pdf, p.238, consultée le 3 mars 2015.

HARAWAY, Donna. Simians, Cyborgs and Women: The reinvention of Nature, New York : Routledge, 1991.

LE BRETON, David. Anthropologie du corps et modernité. Quadrige, 7ème éd. Paris : PUF, 1990.

LECHNER, Marie. Le corps amplifié de Stelarc. In : Libération, édition électronique du 12 octobre 2007, http://next.liberation.fr/culture-next/2007/10/12/le-corps-amplifie-destelarc_103649, consulté le 21 janvier 2017.

LE DEVOIR. De l'humain au Robot sapiens. 2010. Disponible à: http://www.ledevoir.com/societe/science-et-technologie/309993/de-l-humain-au-robotsapiens, consultée le 19 septembre 2016.

LE DEVOIR. Trois bras, deux jambes et une sculpture dans l'estomac. 2010. Disponible à: http://www.ledevoir.com/societe/science-et-technologie/309988/trois-bras-deuxjambes-et-une-sculpture-dans-l-estomac, consultée le 19 septembre 2016.

KALLIPOLITI, Lydia. Masters and Slaves. Disponible à: http://www.e-flux.com/architecture/superhumanity/68674/mastersand-slaves/, consultée le 19 octobre 2016.

PONGES, Francis. Méthodes. Paris: Gallimard, 1988.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Paquet, B. (2018). A expressão do múltiplo pelo corpo da pintura. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(38). https://doi.org/10.22456/2179-8001.80768