A fotografia contemporânea e seus compartilhamentos pictóricos: antinomias e convergências

Autores

  • Niura Legramante Ribeiro Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais, UFRGS. http://orcid.org/0000-0003-2142-6142

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.73717

Palavras-chave:

Fotografia. Pintura. Compartilhamentos. Antinomias. Convergências.

Resumo

Os compartilhamentos entre fotografia e pintura na arte contemporânea podem apresentar ao menos dois regimes fundacionais para os processos de criação de obras: propor antinomias como descontinuidades entre os conteúdos da representação de imagem e as narrativas verbais a ela associadas, procurando colocá-los em tensão, ou, por outro lado, buscar convergências entre texto e imagem. Pensar de que forma o universo da tradição pictórica serve de arcabouço compositivo para as práticas fotográficas é a proposição para este artigo, por meio de estudos de caso em determinadas obras de Dirnei Prates e Felipe Cama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niura Legramante Ribeiro, Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais, UFRGS.

Doutora em Artes pelo PPGAV, UFRGS e Mestre em Artes ECA/USP. Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Realiza pesquisas, curadorias e publicações sobre Fotografia e Arte Contemporânea.

Referências

BARRETO, Silvia in After Post.

Disponível em: http://www.felipecama.com/after-post-texto. Acesso em 18 de fevereiro de 2016.

DURAND, Régis. La Experiencia Fotográfica. México: Ediciones Ve S.A. de C.V., 2012.

ELKINS, James. “História da Arte e Imagens que não são arte” in Revista Porto Arte. Porto Alegre, v. 18, n 30, maio, 2011.

MOREL, Gäel (org.) Photojournalisme et Art Contemporain. Paris, Éditions des Archives Contemporaines, 2008.

PICADÉ, Valérie; ARBAÏZAR, Philippe. (orgs.) La confusión de los géneros en fotografía. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

PRATES, Dirnei. Entrevista à autora em 15 de janeiro de 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Ribeiro, N. L. (2017). A fotografia contemporânea e seus compartilhamentos pictóricos: antinomias e convergências. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 21(35). https://doi.org/10.22456/2179-8001.73717

Edição

Seção

DOSSIÊ: Transbordamentos entre fotografia e arte