Difusão da Dança da Morte: gravura, autoria e contextos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108795

Palavras-chave:

Dança da Morte. Xilogravura. Gravura em Metal. Morte. Iconografia

Resumo

Este ensaio tem como objetivo principal estabelecer como a gravura, através de seus processos históricos, principalmente a xilogravura e gravura em metal, potencializaram a construção e difusão da imagem macabra até o séc. XIX. As Danças da Morte não foram só uma publicação rentável e popular entre ricos e pobres desde seu surgimento no séc. XV, eram acima de tudo, objetos de reflexão filosófica sobre a efemeridade da existência, alcançando lugar privilegiado na produção própria de alguns artistas, que tinham nesta obra gráfica uma oportunidade comercial e uma base de reflexão qualificada sobre os dilemas da vida, do poder e da beleza.

 

Abstract

The main objective of this essay is to establish how the Engraving tecninique, through its historical processes, specially Woodcut and Etching, potentiated the construction and diffusion of the image macabre up until 19th century. The Dances of Death have not only was a profitable and popular publication among rich and poor since its emergence in the 15th century and for the following centuries, but they were also the subject of philosophical reflection on the ephemerality of the existence, reaching a privileged place in some artists’ production, who had in this graphic work not only a commercial opportunity, was above all, a base of qualified reflection on the dilemmas of life, power and beauty.

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Biografia do Autor

Wilson Roberto da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp, é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará. Participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, Itália(2017); do VIII Prêmio Internacional de Gravura Atlante - La Corunha, Espanha (2017); do III Certamen de Gravura Alfara – Salamanca, Espanha (2017); da Exposição Fronteiras Urbanas – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2017); da Upstream Gallery “Paperworks”, New York, EUA (2016); do  75º SAAP – Salão Ararense de Artes Plásticas ‘Antonio Rodini”, São Paulo; do 3ÈME Biennale de L’Estampe de Magné, França (2013); da Permutação: Eros e Thanatos na formação de um Imaginário em Gravura, Campinas, São Paulo (2013); do The “IOSIF ISER” Internacional Contemporary Engraving Biennial Exihibition, Bucarest, Romênia (2013); do I Salão Arte Cidade, Salvador,Bahia (2008); do L’Arte Nell’Università: Docenti-Artist Dell’ Università Presbiteriana Mackenzie, Itália (2005); da 2º Bienal de Gravura de Santo André, São Paulo (2003); da XXI Edición do Premio de Gravado “Máximo Ramos”, Ferrol, Espanha(1999) e da Internacional Triennial of Graphif Art Bitola, Alexandria, Macedônia (1997).  

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Silva, W. R. da. (2021). Difusão da Dança da Morte: gravura, autoria e contextos. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108795

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Trauma