Warhol e Duchamp: o cotidiano e o design incorporados à arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.100959

Palavras-chave:

Teoria e crítica do design. Filosofia. Arte. Estética.

Resumo

Este artigo apóia-se nas interpretações do filósofo Arthur Danto sobre as concepções de Andy Warhol e sua obra, procurando compreender como ocorre a apropriação de objetos do design por esse expoente da Pop-Art. Ao lado de Danto, o filósofo Thierry de Duve contribui para a compreensão das influências de Marcel Duchamp e do Dadaísmo, no trabalho de Warhol. O objetivo desta investigação é comprovar como a ação de Warhol promove uma mudança na significação dos objetos utilitários conduzindo-os do universo do design para o artístico. Nossa hipótese é de que a atuação desse artista, assim como a de seu antecessor, Duchamp, produz um deslocamento ontológico ao “transfigurar” objetos triviais, de uso cotidiano, em obras de arte, sem alterar suas características físicas.

 

Abstract
This paper is based on the interpretations of the philosopher Arthur Danto on the concepts of Andy Warhol and his work, seeking to understand how the appropriation of objects of design occurs by this exponent of Pop-Art. Along with Danto, the philosopher Thierry de Duve contributes to the understanding of the influences of Marcel Duchamp and Dadaism, in Warhol’s work. The purpose of this investigation is to demonstrate how Warhol’s action promotes a change in the meaning of utilitarian objects, leading them from the universe of design to the artistic. Our hypothesis is that the artist’s performance, as well as his predecessor’s, Duchamp, produces an ontological detour by “transfiguring” trivial objects, of everyday life, into works of art, without changing their physical features.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luciano da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduação (1991) e Especialização (2006) em Filosofia pela UFMG. Mestrado (2011) e Doutorado (2019) em Design pela UEMG. Pós-doutorado em andamento pela UEMG (2020-). Pesquisador do grupo do CNPq Design e Representações Sociais (2011). Sócio da Adaequatio Estúdio de Criação Ltda (2000-2016), onde atuou como diretor de arte, arte-finalista e produtor gráfico em expografia, sinalização e editorial. Professor da Escola de Design da UEMG (2013-2017) em Design Editorial, Materiais e Processos de Produção, Fatores Filosóficos e Teoria e Prática Caligráfica. Orientador de projetos de conclusão de curso no mesmo período. Como desdobramento de seus estudos e prática profissional, suas investigações avançam em duas linhas de pesquisa. TEORIA E CRÍTICA DO DESIGN: apropria-se de conceitos da Filosofia, em especial da Ontologia, Teoria do Conhecimento e Estética, reelaborados na tese de doutorado para a fundamentação do Design. ESTUDOS DA ESCRITA: baseia-se na metodologia da sua dissertação de mestrado e do livro Faces e Fontes Multiescrita, unindo as escritas grega, latina, cirílica e hebraica à prática da caligrafia medieval e renascentista, direcionando-as ao design tipográfico multiescrita.

Referências

ARISTÓTELES. A poética. Tradução, comentários e índices analítico e onomástico Eudoro de Souza. Coleção Os Pensadores, v. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

DANTO, Arthur C. O filósofo como Andy Warhol. Tradução Nara Beatriz Milioli Tudida. ARS, v.2, n. 4, São Paulo, 2004. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ars/ article/view/2935/3625 >. Acesso em: 01 ago. 2017.

DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Tradução Vera Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

DANTO, Arthur C. Andy Warhol: Arthur C. Danto. Tradução Vera Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

DE DUVE, Thierry. Kant after Duchamp. Cambridge, MA: MIT Press, 1996.

DE DUVE, Thierry. O que fazer da vanguarda? Ou o que resta do século 19 na arte do século 20? Arte & Ensaios, n. 20, p. 181 – 193. Rio de Janeiro: Mestrado em História da Arte/Escola de Belas Artes, UFRJ, 2010. Disponível em: <https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae20_Thierry_Duve.pdf> Acesso em: 9 jun. 2019.

DUARTE. Rodrigo. O tema do fim da arte na estética contemporânea In: Arte no pensamento. Org. Fernando Mendes Pessoa. Vila Velha: Museu Vale do Rio Doce, 2006. p. 376 – 414.

FIGUEIREDO, Virginia. Isto é um cachimbo. Kriterion: Revista de filosofia v. 46, n.112, p. 442 - 457, dez. 2005. Disponivel em: < http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/ v46n112a24.pdf > Acesso em: 07 ago. 2019.

FIGUEIREDO, Virginia. Kant e a arte contemporânea. Especiaria - Cadernos de ciências humanas. v. 11, n.19, p. 25 - 43, jan./jun. 2008. Disponivel em: <http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/720/679> Acesso em: 09 jun. 2019.

PLATÃO. A república. Introdução, tradução e notas Maria Helena da Rocha Pereira. 5ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

PLATÃO. Íon. Introdução, tradução e notas Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RIBEIRO. Luís Felipe Bellintani. Arte no pensamento de Platão. In: Arte no pensamento. Org. Fernando Mendes Pessoa. Vila Velha: Museu Vale do Rio Doce, 2006. p. 102 – 135.

WARHOL, Andy. A filosofia de Andy Warhol: de a a b e de volta a a. Tradução José Rubens Siqueira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.

WARHOL, Andy; HACKETT Pat. Popismo: os anos 60 segundo Warhol. Tradução José Rubens Siqueira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Silva, S. L. da. (2020). Warhol e Duchamp: o cotidiano e o design incorporados à arte. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.100959