Design, arte e artesanato: a retomada de relações pela via da customização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.92072

Palavras-chave:

Arte-Design. Artesanato. Objectile. Sistemas paramétricos. Customização.

Resumo

Neste artigo, pretende-se identificar se e como os métodos de simulação e fabricação digitais podem dinamizar o entendimento de relações entre arte, design e artesanato. Em primeiro lugar, apresentaremos a noção de objectile de Deleuze e Cache em analogia à noção de algoritmo computacional, que incorpora a variabilidade e a singularidade na geração de sistemas paramétricos. Em segundo, dado que o objectile ocupa um contínuo por variação, proporemos três níveis de reflexão sobre a noção de objectile no contexto do projeto paramétrico de objetos de arte e design digitais. Em terceiro, investigaremos como a noção de topologia vista como um elemento primordial na geração da variabilidade e da singularidade – no âmbito dos sistemas paramétricos – pode instaurar um tipo distinto de produção, na vocação pelo customizável, executada com base em processos experimentais. Em quarto, examinaremos como os responsivos processos de simulação e fabricação digitais configuram-se como extensões protéticas das capacidades intelectivas e hápticas do indivíduo, trazendo à tona relações de retroalimentação entre o artesanal e o digital, o individual e o coletivo, a autografia e a alografia, o risco e a certeza.

 

Abstract

In this article, we identify whether and how the methods of digital simulation and fabrication can dynamize the understanding of relations between art, design and crafts. We firstly present the concept of Deleuze and Cache of the objectile in analogy to the notion of computational algorithm, which incorporates variability and singularity in the generation of parametric systems. Secondly, since the objectile occupies a continuum through variation, we propose three levels of reflection on the idea of the objectile within the parametric design of art and design digital objects. Thirdly, we investigate how the notion of topology seen as a primordial element in the generation of variability and singularity - within the framework of parametric systems - can introduce a type of distinctive production through customization, carried out and based on experimental processes. Finally, we examine how the responsive processes of digital simulation and fabrication are configured as prosthetic extensions of the individual's intellectual and haptic capacities, producing feedback relationships between the artisanal and digital, the individual and collective, autography and alography, and risk and certainty.

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Biografia do Autor

Monica Tavares, Universidade de Sao Paulo Campus da Capital: Sao Paulo, SP.

Possui Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP na área "Fotografia, Multimidia e Intermidia" (2012), pós-doutoramento pela Pennsylvania State University (2009) e pela Cornell University (2014), na interdisciplinaridade das Artes, Design e Mídias Digitais, doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1982). Atualmente é bolsista PQ 2, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP, é parecerista Ad Hoc do CNPq, FAPESP, CAPES, líder do Grupo de Pesquisa em Artes, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD) da Escola de Comunicações e Artes da USP.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-22

Como Citar

Tavares, M. (2019). Design, arte e artesanato: a retomada de relações pela via da customização. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.92072

Edição

Seção

DOSSIÊ: A era digital: tecnologias da informação, da empatia e os meios-mídia na arte