A Bordadeira: Linhas que Contam Imagens-Testemunhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108837

Palavras-chave:

Artes, Arte Contemporânea, Artes Visuais.

Resumo

Este artigo alia a prática da pesquisa performativa em site specific, proposta por Haseman (2006), à ação de bordar como ato-testemunha das histórias de violências contra mulheres. Concomitantemente, realiza pontes com a atual situação hecatômbica, provocada pela pandemia Covid-19, que nos ensina novas relações entre tempo, encontros e memórias como algo emergencial ao contexto entre arte e feminismo. Conceitos como matérias-fantasmas e corpas paradoxais acompanham a proposta ativista da artista em busca de novas sensibilidades comunitárias e coletivas.


Abstract

This article combines the practice of performative research on site specific proposed by Haseman (2006) with the action of embroidering as a witness to the stories of violence against women. Concomitantly, it bridges the current hecatombic situation caused by the Covid-19 pandemic that teaches us new relationships between time, encounters and memories as something emergency to the context between art and feminism. Concepts such as ghostly materials and paradoxical bodies accompany the artist's activist proposal in search of new community and collective sensibilities.


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Biografia do Autor

Marcela De Macedo Cavallini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Artes Visuais EBA-UFRJ. Mestre em Estudos Contemporaneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Dança na Faculdade Angel Vianna.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Cavallini, M. D. M. (2021). A Bordadeira: Linhas que Contam Imagens-Testemunhas. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108837

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay

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