Arte e Tecnologia: Quatro Exposições e suas Estratégias Curatoriais na Arte Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108097

Palavras-chave:

Curadoria. Exposições. Arte Contemporânea. Arte e Tecnologia. Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta quatro exposições de Arte e Tecnologia no Brasil, para analisar suas estratégias curatoriais como contribuição ao campo da Arte Contemporânea. As estratégias em arte eletrônica, digital e computacional são inicialmente discutidas a partir dos argumentos curatoriais nos respectivos catálogos. A abordagem do contexto específico de cada exposição aponta os desafios que a Arte e Tecnologia, também a Ciência, seguem impondo nas mostras organizadas por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES), nos seus museus, galerias ou salas de exposição. Entre os desafios está, em uma perspectiva metodológica, compartilhar mais detalhadamente a estratégia curatorial de uma das exposições cujo argumento está focado na concepção de transdisciplinaridade.

Abstract
This article focuses on four Art and Technology exhibitions in Brazil, to analy-ze their curatorial strategies as a contribution to the field of Contemporary Art. Strategies in electronic, digital and computational art are initially discussed ba-sed on curatorial arguments on the respective catalogs. The approach of a specific curatorial context, points to the challenges that Art and Technology, also Scien-ce, follow to impose in exhibitions organized by researchers from higher educa-tion institutions, in their museums, galleries or room exhibitions. Among the chal-lenges is, in a methodological perspective, to share in more detail the curatorial strategy of an exhibition whose argument is in the transdisciplinary conception.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Cristina Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado em Artes Visuais/UFRJ. Doutora em Artes Visuais/UFRGS com estágio na Paris VIII/França. Professora do DART/UFSM desde 1993, atua na Graduação e Pós-Graduação das Artes Visuais/PPGART. Colaboradora no PPGAV/UFRGS e na Especialização em Práticas Curatoriais/UFRGS. Pesquisadora em História, Teoria, Crítica e Curadoria, com projetos transdisciplinares em Arte-Ciência-Tecnologia. Coordena o LABART www.ufsm.br/labart e lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq. Organizadora e curadora do Festival Arte Ciência e Tecnologia/FACTORS. Tem convênios, projetos e publicações no Brasil e Exterior. Consultora da CAPES para área de Artes. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), que presidiu no biênio 2015-2016.

Referências

ARTE TECNOLOGIA. São Paulo: USP, 1995.

BLANCO, Ángela García. La Exposición Un medio de comunicación. Madrid: Akal, 2009.

CHAUMIER, Serge. Traité d’expologie Les écritures de l’exposition. Paris: La documentation Française, 2012.

DOMINGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI. São Paulo: Ed UNESP, 1997.

JESUS, Eduardo (org). Walter Zanini: Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

FREIRE, Cristina (org). Walter Zanini. Escrituras Críticas. São Paulo: Anna Blume/Mac USP, 2013.

GROYS, Boris. Volverse público. Buenos Aires: Caixa Negra, 2018.

KERCKHOVE, Derrick. Proprioception et automation. In: BORILLO, Mario e SAUVAGEOT, Anne. (org.). Les cinq sens de la création. Paris: Champ Vallon, 1996.

MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e Outros Ensaios Hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

PAUL, Christiane. New Media in the White Cube and Beyond. Curatorial models for digital arts. Los Angeles: University of Califórnia Press, 2008.

PECCININI, Daisy Valle Machado (Coord.). Arte novos meios : multimeios : Brasil’70 80. 2 ed. São Paulo: FAAP, 2010.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTOS, Nara Cristina. Art-Science-Technology: Curatorial Strategies in FACTORS. In ARTECH 2019, p. 241-246. Digital Media Art Ecosystems. Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Org. Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2019.

SANTOS, Nara Cristina; YEREGUI, Mariela (Org.). FACTORS 4.0 é BIENALSUR. Santa Maria: Ed PPGART, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/740/2018/08/Catlogo_FACTORS_OK-1.pdf

SMITH, Terry. Talking Contemporary Curating. New York: ICI, 2015.

TÉKHNE. São Paulo: FAAP, 2010.

VENTURELLI, Suzete (Org.). Anais 8#.ART, 2009. Brasília: UNB, 2009. Disponível em: https://art.medialab.ufg.br/p/9142-8-art-2009

VENTURELLI, Suzete (Org.). Anais 9#.ART, 2010. Brasília: UNB, 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/nono_art.pdf

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Santos, N. C. (2020). Arte e Tecnologia: Quatro Exposições e suas Estratégias Curatoriais na Arte Contemporânea. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108097

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.