Carne suspensa e projetada: algumas notas sobre videoarte
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.93932Palavras-chave:
Videoarte. Videoinstalação. Superfície. Projeção.Video art. Video installation. Surface. Projection.Resumo
Este texto é baseado em um formato de entrevista, deixando de fora as questões. Comento a videoinstalação Armazém A4 portão 2 que apresentei na V Bienal Mercosul, em Porto Alegre, em 2005. Philippe Dubois, Giuliana Bruno e Ana Rito ancoram as reflexões sobre vídeo, projeção e superfícies.
Abstract
This text is based on an interview format leaving out the questions. Furthermore, I comment on the video installation Armazém A4 portão 2 that I presented at the V Mercosul Biennial, in Porto Alegre, in 2005. Finally, I am referring to Philippe Dubois, Giuliana Bruno e Ana Rito to support my reflexions on video, projections and surfaces
Downloads
Referências
BRUNO, Giuliana. Entrevista a Ricardo Venturini. Doppiozero, 19 fev. 2017. Disponível em: <http://www.doppiozero.com/materiali/superfici-non-vi-e-comunicazione-senza-contatto>. Acesso em: 27/05/2019.
BRUNO, Giuliana. Surface: Matters of aesthetics, materiality, and media. Chicago: University of Chicago Press, 2014.
CANONGIA, Ligia. Quase Cinema: Cinema de artista no Brazil,1970 |1908. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
COCHIARALLE, Fernando. (Org.) Filmes de Artista Brasil 1965-80. Rio de Janeiro: Contra-Capa, 2007.
DUBOIS, Philippe. Um “efeito cinema” na arte contemporânea. In: COSTA, Luiz Cláudio da. Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2004.
HALL, Doug; FIFER, Sally Jo. Illuminating Video, an essential guide to video art. San Francisco: Aperture Foundation, 1990.
KOCH, Lúcia. Arte Bra Lucia Koch, Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
MACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: SENAC, 2008.
RITO, Ana. Playground: Performatividade da Imagem e do Espectador Moventes: Práticas Artísticas e Curatoriais em Campo (Palco) Aberto. Revista Farol, n.13, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11039>. Acesso em: 14/04/2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.