A Arte e a Ciência de dados na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.93798

Palavras-chave:

Ciência dos dados. História da arte digital. Digitalização da história da arte. Estética da base de dados. Data Science. Digital art history. Digitization of the history of art. Aesthetics of the database.

Resumo

Gerar dados é uma ação intrínseca da nossa relação cotidiana com o mundo. Nosso contato com os dispositivos tecnológicos digitais está sempre numa lógica binária: transcodificar nossa existência biológica para o código binário gerando um dilúvio de dados. Deste modo, produzimos dados como uma espécie de commodities (matéria prima). Ao produzir dados alimentamos longas cadeias de bases de dados que movimentam nossa cultura digital. Pretende-se analisar como essa profusão de dados pode afetar o pensamento e teorização sobre arte, seja ela digital ou não, bem como, o que fazer com estes dados no plano da arte. Neste sentido, com o uso de métodos computacionais analíticos e quantitativos, oriundos das ciências dos dados, implicam na produção, análise, e teorizações na arte. Nesse contexto, apresentamos como estudo-de-caso uma aplicação que utiliza técnicas de visualização para auxiliar na análise de obras de artistas, temáticas, cores preferidas, bem como de sua trajetória artística.

Abstract

Generating data is an intrinsic part of our daily relationship with the world. Our contact with digital technological means is always in a binary logic: transcoding our biological information to the binary code generating a flood of data. This mode, we produce the data as a kind of commodities (raw material). By collecting data they fed the chains of databases that move our digital culture. It is intended to perfect precisely or do not need to know what to do, whether it is digital or not, and what to do with these data in the art plane. In this sense, with the use of analytical and quantitative computational methods, that is, the data of the media, implies in the production, analysis, and theorizations in the art. In this context, we present as a case study an application that uses visualization techniques to aid in the analysis of works by artists, themes, preferred colors, as well as their artistic trajectory

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Biografia do Autor

Alberto Semeler, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV-UFRGS)

Doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAVI UFRGS. Está vinculado ao Departamento de Artes Visuais do Instituto
de Artes da UFRGS junto aos cursos de graduação  (Bacharelado em Artes Visuais e História da Arte).
Atuando como professora nos Laboratórios de Arte e Tecnologia e História da Arte e Tecnologia.
Ele também é professor permanente do PPGAVI na linha de pesquisa Desdobramentos da Imagem .
Coordena os Laboratórios de Imagem Digital (DAV) e o Grupo de Pesquisa em Tecnopoética, Neuroestética e
Cognição (UFRGS / CNPQ). Tem experiência em Arte Abjeta, Arte Digital,
Animação e Arte Computacional Interativa. Atualmente pesquisa Neuroarte, Neuroestética, e
processos contemporâneos de naturalização da estética e interfaces cérebro computador para uso na interação
em artes.

Marcelo Walter, Professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Professor Associado no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutor em Ciência da Computação (PhD) pela University of British Columbia (1999) no Canadá. De 2011 a 2015 foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). De 2009 a 2011 foi vice-presidente da SBC. De 2007 a 2009 foi o Diretor de Eventos e Comissões Especiais e de 2000 a 2004 foi o presidente da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas dentro da Computação Gráfica: modelagem e simulação de fenômenos naturais, rendering para Medicina, Arte e Ciência.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-17

Como Citar

Semeler, A., & Walter, M. (2019). A Arte e a Ciência de dados na era digital. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.93798

Edição

Seção

DOSSIÊ: A era digital: tecnologias da informação, da empatia e os meios-mídia na arte