O estúdio como estudo: reflexões sobre a implantação de programas de doutorado em belas-artes

Autores

  • Katerina Reed-Tsocha

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.44071

Palavras-chave:

arte e pesquisa, doutorado em belas-artes, escola de arte, programas de doutorado

Resumo

Este artigo vem juntar-se ao debate sobre a natureza exata do doutorado em arte, uma qualificação já consolidada em alguns países, mas um empreendimento ainda recente entre escolas de arte do Reino Unido e dos Estados Unidos. Tomando como ponto de partida a experiência da implantação e desenvolvimento do programa de doutorado da Escola Ruskin de Desenho e Belas-Artes da Universidade de Oxford, proponho questões sobre a razão fundamental da introdução desse grau de pesquisa, a integração de programas de pós-graduação em arte dentro do ambiente de pesquisa de grandes instituições acadêmicas, bem como a orientação e aspectos de projetos de doutorado. Outra questão levantada é o perigo de perda da autonomia e a excessiva academização da prática artística, e sua potencial deterioração em ilustração de ideias teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2013-12-08

Como Citar

Reed-Tsocha, K. (2013). O estúdio como estudo: reflexões sobre a implantação de programas de doutorado em belas-artes. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 19(33). https://doi.org/10.22456/2179-8001.44071