A ideia de arquivo na obra de arte e seus desdobramentos a partir da fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108842

Palavras-chave:

Arte. Desenho. Modernidade. Arquivo. Impressão.

Resumo

O artigo é inspirado em textos que apresentam métodos e princípios conceituais de um artista moderno, com destaque para os relatos de Charles Baudelaire em “O Pintor da Vida Moderna” (1863); os registros do fotógrafo Eugène Atget publicados pela coletânea Photo Poche (1989); e as observações de Jacques Derrida em “Mal de arquivo: uma impressão freudiana” (2001). Assim, procura-se compreender as condições para registrar uma obra de arte e a criação de uma obra como um registro de si. O objetivo desta reflexão é analisar uma ideia de arquivo dentro das perspectivas e decisões processuais da arte moderna e contemporânea.

 

Abstract

This essay is based on texts that present methods and conceptual principles of a modern artist, focusing on the narratives of Charles Baudelaire’s “The Painter of Modern Art” (1863); the photographs by Eugène Atget published by Photo Poche press (1989); and the observations of Jacques Derrida in “Archive Fever: A Freudian Impression” (2001). The article seeks to understand the conditions for recording a work of art and artistic creation as a record of ourselves. The purpose of this reflection is to conceive an idea of archive within the perspectives and procedural decisions of modern and contemporary art.

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Biografia do Autor

Daniel Frickmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pós-Graduando pela PUC-Rio e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo departamento de Artes e Design em 2019. Com formação em design de comunicação visual pela PUC-Rio em 2016. Trabalha de modo independente com uma produção autoral de pintura iniciada em 2017. Participou das feiras de arte Plana (2018), Tijuana (2018) e Printa-feira (2019). Expositor na mostra Sob a Gravidade de um Pequeno Sol, realizada no ano de 2019.

Carlos Eduardo Felix da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui bacharelado em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguagens Visuais pela mesma instituição. Realizou o pós-doutorado no PPGAV UFRJ na linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares. Artista plástico e professor pesquisador da PUC-Rio no departamento de Artes e Design. Foi contemplado com a bolsa de residência artística Iberê Camargo no London Print Studio (2001) e foi artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (Reino Unido, 2008). Artista participante da XXX Bienal de São Paulo (2012), da 13a Bienal de Istambul (2013), da 4a Bienal do Fim do Mundo (2014) e da "Anozero-19", Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2019). Em 2013 artista contemplado com o Prêmio PIPA e residência artística na Residency Unlimited (2014, NY). De 2015 a 2017 foi artista em residência pela Fundação InSite (México) e Plataforma Atacama (Chile). Vencedor do Prêmio Radio Krakow 2015 (Polônia) pela mostra It's Gonna Rain. Em 2017 artista comissionado pela National Endowment for the Arts, Robert Wood Johnson Foundation e XLab IDEAS para trabalho em Natchez (Mississipi, USA), e participante do 35° Panorama da Arte Brasileira. Em 2018 comissionado pela Fundação Haundenschild Garage (San Diego, USA) para desenvolvimento de projeto em sua sede. Atualmente em residência com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através de convite do Instituto República. Atua em temas ligados a natureza, design e arte.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

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THE VISIT OF NAPOLÉON III TO BOULOGNE-SUR-MER. Obra de Constantin Guys. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/337280. Acesso em 18 ago. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Frickmann, D., & Costa, C. E. F. da. (2021). A ideia de arquivo na obra de arte e seus desdobramentos a partir da fotografia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108842

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay