Amostras de integração Artística: transferência de estilo em imagens usando Redes Neurais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.100917Palavras-chave:
Transferência de estilo. Redes Neurais. Integração da Arte e TecnologiaResumo
Este trabalho faz um ensaio de combinação de duas imagens, denominadas de imagem-estilo e imagem-conteúdo, através de um sistema computacional. Tal sistema faz a transferência de estilo da imagem-estilo para a imagem-conteúdo, transportando a experiência visual, tais como paleta de cores, sombras e padrões de pinceladas da imagem-estilo e preservando as formas e objetos da imagem-conteúdo. Tal sistema que integra arte e tecnologia utiliza Rede Neural Artificial, técnica inspirada no modelo biológico. Para as amostras foram selecionadas fotos de locais ícones nacionais como imagens-conteúdo, e obras de artistas brasileiros para serem as imagens-estilo.
Abstract
This work makes an essay of combining two images, called image-style and image-content, through a computer system. Such a system transfers the style of the image-style to the image-content, transporting the visual experience, such as the color palette, shadows and brush strokes of the image-style and preserving the shapes and objects of the image-content. Such a system that integrates art and technology uses Artificial Neural Network, a technique inspired by the biological model. For the samples, photos of local national icons were selected
as content images, and works by Brazilian artists to be the style images.
Downloads
Referências
A Ventania. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2047/a-ventania>. Acesso em: 02 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
AJZENBERG, E. A semana de arte moderna de 1922. Revista de Cultura e Extensão USP, 7, pp.25-29, 2012.
ABAPORU. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1628/abaporu>. Acesso em: 02 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
AUTO-RETRATO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1320/auto-retrato>. Acesso em: 26 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
BAIANAS. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4748/baianas>. Acesso em: 26 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
BANANAL. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1506/bananal>. Acesso em: 26 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
BOCHIO, Alessandra Lucia; POLIDORO, Marina Bortoluz. Processos híbridos e a influência das tecnologias digitais nas práticas artísticas. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, jan-jun, 2019; V24; N.40 e-88069 e-ISSN 2179-8001. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.88069.
CARNAVAL no Morro. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4608/carnaval-no-morro>. Acesso em: 02 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
CARNEY, James D. A teoria estilística da arte. Tradução de Vítor Guerreiro. 2018. Disponível em: <https://criticanarede.com/lds_esteticaxix.html>. Acesso em: 26 de Jan. 2020.
CLEÓPATRA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2494/cleopatra>. Acesso em: 26 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
DA SILVA, Rafael Rodrigues. Deepfakes no Brasil | Parte 1: o estado das fake news brasileiras em 2019. 2019a. Disponível em: <https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-deepfake-e-como-ela-funciona-162167/. Acesso em: 10 out. 2020.
DA SILVA, Rafael Rodrigues. Deepfakes no Brasil | Parte 2: a ameaça fantasma de nossa democracia. 2019b. Disponível em: <https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-deepfake-e-como-ela-funciona-162167/. Acesso em: 10 out. 2020.
DOMINGUES, Diana Maria Gallicchio. Re-encanto do concreto por sistemas enativos afetivos: a naturalização das tecnologias no ecossistema. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, v.24 n.40 / 2019: e-95975 e-ISSN 2179-8001 DOI: https://doi.org/ 10.22456/2179-8001.95975.
FARDIN JR, Dijalma; KOMATI, Karin S.; DE SOUZA, Alberto F. Arquitetura do Sistema Visual Humano: Uma Abordagem Computacional. ______ III Escola Regional de Informática RJ/ES. Porto Alegre-RS: Sociedade Brasileira de Computação, p. 95-126, 2003.
GALANTER P. What is generative art? Complexity theory as a context for art theory. In GA2003–6th Generative Art Conference 2003.
GANEGEDARA, M. T. Intuitive guide to neural style transfer. 2019. Disponível em: <https://towardsdatascience.com/light-on-math-machine-learning-intuitive-guide-to-neural-style-transfer-ef88e46697ee>. Acesso em: 02 dez. 2019.
GATYS, L.; ECKER, A.; BETHGE, M. A neural algorithm of artistic style. Journal of Vision, Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), v. 16, n. 12, p. 326, Set. 2016a. ISSN 1534-7362. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1167/16.12.326>.
GATYS, L.; ECKER, A.; BETHGE, M. Image style transfer using convolutional neural networks. In Proceedings of the IEEE conference on computer vision and pattern recognition, pp. 2414-2423. 2016b.
JING, Y., YANG, Y., FENG, Z., YE, J., YU, Y. AND SONG, M., Neural Style Transfer: A Review, in IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 26, no. 11, pp. 3365-3385, 1 Nov. 2020, doi: 10.1109/TVCG.2019.2921336.
JONES, M. T. Um guia para iniciantes sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina e computação cognitiva. 2017. Disponível em: <https://www.ibm.com/developerworks/br/library/guia-iniciantes-ia-maquina-computacao-cognitiva/index.html>. Acesso em: 02 jan. 2019.
KIRANYAZ, S. et al.. 1D convolutional neural networks and applications: A survey. arXiv preprint arXiv:1905.03554, 2019. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/1905.03554.pdf>.
LECUN, Y. et al. Gradient-based learning applied to document recognition. Proceedings of the IEEE, IEEE, v. 86, n. 11, p. 2278–2324, 1998.
LOPES T. Luz, arte, ciência... ação!. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. 2005;12:401-18.
MARROW, P. Nature-inspired computing technology and applications. BT Technology Journal, Springer, v. 18, n. 4, p. 13–23, 2000.
MEDEIROS, TALLES & MENEZES, ILG & CARVALHO, MILENE & GÓES, LUÍS. Computação Bioinspirada Aplicada à Robótica. In: IV Escola Regional de Informática de Minas Gerais - IV ERI MG, 2005, Belo Horizonte. IV IERI MG - Escola Regional de Informática de Minas Gerais. Belo Horizonte : PUC Minas, 2005. Capítulo 4.
MYRON W. KRUEGER. Responsive environments. In Proceedings of the June 13-16, 1977, national computer conference (AFIPS '77). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 1977, 423–433. DOI:https://doi.org/10.1145/1499402.1499476
NAMORADOS. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1957/namorados>. Acesso em: 02 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
NUNES, Fabio Oliveira. Ctrl+ alt+ del: distúrbios em arte e tecnologia. FAPESP, 2010.
O Ladrão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra32915/o-ladrao>. Acesso em: 26 de Jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
OLIVEIRA, Andréia Machado. Aspectos biológicos e afetivos em arte e tecnologia. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, jan-jun, 2019; V24; N.40 e-93550 e-ISSN 2179-8001. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.93550
Onde a ciência se encontra com a arte. In: Cienc. Cult., São Paulo , v. 56, n. 1, p. 46, Jan. 2004 . Disponível from <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000100030&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 Out. 2020.
PEARSON M. Generative Art. Manning Publications Co.; 2011 Jul 7.
RUDER, M., DOSOVITSKIY, A., BROX, T. Artistic style transfer for videos. In German Conference on Pattern Recognition, pp. 26-36. Springer, Cham, 2016.
SIMONYAN, K., ZISSERMAN A. Very deep convolutional networks for large-scale image recognition. arXiv preprint arXiv:1409.1556. 2014. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/1409.1556.pdf%20http://arxiv.org/abs/1409.1556.pdf>.
SIMMONS S. Drawing in the Digital Age: Observations and Implications for Education. InArts 2019 Mar (Vol. 8, No. 1, p. 33). Multidisciplinary Digital Publishing Institute.
SMITH, C. Y.. An Exploration of Style Transfer Using Deep Neural Networks. 2016. Disponível em: <https://digitalrepository.unm.edu/cs_etds/79>. Acesso em: 26 de Jan. 2020.
STRACEY F. Bio-art: the ethics behind the aesthetics. Nature Reviews Molecular Cell Biology. 2009 Jul;10(7):496-500.
WAKKA, Wagner. O que é Deepfake e como ela funciona? 2020. Disponível em: <https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-deepfake-e-como-ela-funciona-162167/. Acesso em: 10 out. 2020.
YETISEN AK, DAVIS J, COSKUN AF, CHURCH GM, YUN SH. Bioart. Trends in biotechnology. 2015 Dec 1;33(12):724-34.
YOO, B., KIM, K-J. Changing video game graphic styles using neural algorithms. In 2016 IEEE Conference on Computational Intelligence and Games (CIG), pp. 1-2. IEEE, 2016.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.