Fotoperformance: atravessamentos entre corpo, arte e feminismo no contexto de distância social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.106343

Palavras-chave:

Corpo feminino. Fotoperformance. Fotografia. Performance.

Resumo

A partir da ideia de atravessamentos entre corpo, arte e feminismo o artigo aborda experimentos em fotoperformance no contexto de distância social devido a pandemia de COVID-19. Apresenta para isso uma contextualização histórica na qual são analisados trabalhos de mulheres artistas – VALIE EXPORT, Ana Mendieta e Letícia Parente – que foram referenciais para a reflexão sobre a performance imbricada à fotografia compondo a estrutura teórica das experimentações práticas e autorais em fotoperformance realizadas entre 2020 e 2021 no contexto da pandemia.

Abstract

Based on the idea of crossings between body, art and feminism, the article addresses experiments in photoperformance in the context of social distance due to the COVID-19 pandemic. For this purpose, it presents a historical context in which works by women artists - VALIE EXPORT, Ana Mendieta and Letícia Parente - are analyzed, which were references for the reflection on the imbricated performance of photography, composing the theoretical structure of the practical experiments and authorship in photoperformance performed between 2020 and 2021 in the context of the pandemic

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Menezes de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Artista visual, pesquisadora e professora, formada em Licenciatura em Artes Visuais pela PUC-Campinas. Foi bolsista PIBIC-CNPq de 2018 a 2020 tendo desenvolvido pesquisas sobre performance e fotoperformance, resultando em publicações acadêmicas qualificadas

Paula Cristina Somenzari Almozara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Artista visual, professora-pesquisadora da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. Desenvolveu projeto de pesquisa com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp 2017/17112-7) entre 2018 e 2019, consolidando a implantação do Limiar_Lab, Laboratório de Produção e Pesquisa em Arte Contemporânea na PUC-Campinas.

Referências

SAOULSKI, Nikolai (dir.). VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k

BOURGEOIS, Caroline. Depoimento (0’35” - 1’36”). IN: SAOULSKI, Nikolai (dir.). VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k

VALIE EXPORT. Depoimento (1’42”- 2’21”). IN: SAOULSKI, Nikolai (dir.).

VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k

BIONDI, Angie. “Três deslocamentos de imagem da violência sexual na fotoperformance de Ana Mendieta”. IN: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; VIEIRA, Frederico. Imagens e alteridades [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, MG: PPGCOM UFMG, 2019. pp.144-157.

SARZI, Regilene Ap. “O corpo em primeiro plano: uma análise do vídeo Marca Registrada de Letícia Parente”. Revista Nexi, PUC-SP, v. 3, p. 1-14, São Paulo, 2014. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nexi/article/view/3170.

GREINER, Christine. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. 2ª ed. São Paulo: Editora Annablume, 2005. 112 p.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. “Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty”. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 13, n. 2, p. 141-148, agosto. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2008000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 fev. 2020.

VINHOSA, Luciano. “Fotoperformance - passos titubeantes de uma linguagem em emancipação”. In: Anais do 23º Encontro da ANPAP – “Ecossistemas Artísticos”, Belo Horizonte: 2014. (p. 2876 – p. 2885)

Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Souza, F. M. de, & Almozara, P. C. S. (2021). Fotoperformance: atravessamentos entre corpo, arte e feminismo no contexto de distância social. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.106343

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay