A reativação de memórias silenciosas na obra de Patrícia Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.98280

Palavras-chave:

Fotografia. Memória. Esquecimento. Escravizado. Identidade

Resumo

Revisitar o passado de processos sociais e culturais tem sido um dos caminhos contemplados por determinadas práticas artísticas contemporâneas. E para tal, pesquisas em arquivos têm sido fundamental para elaborar uma reflexão crítico-estética. O texto aborda a poética da artista Patrícia Francisco que procura reativar as memórias silenciadas dos escravizados, por meio de obras materializadas em fotografias, em vídeo performances, objetos e instalações. Pensar sobre a memória e o esquecimento são vetores importantes que podem contribuir para conscientização de que atrocidades não voltarão a acontecer.

 

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Biografia do Autor

Niura Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Possui formação em Artes Plásticas e doutorado com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte. É Professora no PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS. Desenvolve pesquisa sobre as relações da fotografia com a pintura, a gravura, desenho, a encenação, o cinema e literatura. É autora de Rossi Osir e a Crítica de Arte e Procedimentos Fotográficos nos Processos de Criação nas Artes Visuais Contemporâneas e organizadora do dossiê Transbordamentos entre Fotografia e Arte. Foi curadora de A Fotografia como Corpo Performatizado, a autoridade da imagem construída e Mar Negro. Recebeu Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Curadoria de Exposição, em 2014, para A Fotografia e suas relações com outras linguagens.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Ribeiro, N. (2019). A reativação de memórias silenciosas na obra de Patrícia Francisco. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(42). https://doi.org/10.22456/2179-8001.98280

Edição

Seção

DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte