Da crítica genética à crítica de processo: a teoria dos processos de criação e suas interfaces com a crítica de arte

Autores

  • Lindomberto Ferreira Alves Mestrando em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.93648

Palavras-chave:

Crítica genética. Crítica de processo. Crítica de processos criativos. Crítica de arte. Arte e semiótica.

Resumo

O artigo procura examinar os percursos teóricos da crítica de processos criativos (de base semiótica), desde a emergência da crítica genética à sua expansão via crítica de processo. Partindo de uma revisão de caráter historiográfico, pretende-se, aqui, discutir até que ponto os efeitos produzidos pelos desafios em torno dos estudos que privilegiam a análise crítica dos processos de criação foram permitindo, ao longo de meio século, a elaboração de instrumentos teóricos capazes de acompanhar a complexa rede de interações engendradas pelo ato criador. Por fim, busca-se refletir sobre as possibilidades de atualização da crítica de arte na contemporaneidade, a partir de alguns aspectos que atravessam a análise dos objetos artísticos a partir de uma crítica de seus processos de criação.

Abstract

The article seeks to examine the theoretical paths of creative process criticism (semiotic based), from the emergence of genetic criticism to its expansion via process criticism. Starting from a review of historiographic character, it is intended here to discuss to what extent the effects produced by the challenges around the studies that privilege the critical analysis of the creation processes were allowing, for half a century, the elaboration of theoretical instruments able to follow the complex networking of interactions engendered by the creative act. Finally, we seek to reflect on the possibilities of updating the art criticism in contemporary times from some aspects that intersect the analysis of artistic objects from a critique of their creative processes.

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Biografia do Autor

Lindomberto Ferreira Alves, Mestrando em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Artista-educador, arquiteto-urbanista e pesquisador, é mestrando em Teoria e História da Arte pelo PPGA-UFES [2018/20] e licenciando em Artes Visuais pelo Centro Universitário Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR/SP [2018/19]. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA [2013]. Integra o grupo de estudos “Processos de Criação em Curadoria”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ananda Carvalho (DAV-UFES). Suas investigações orbitam em torno dos estudos que privilegiam a análise crítica dos processos de criação artística na arte contemporânea, cujos protocolos colocam arte, vida e obra no mesmo plano de contágio. Foi professor voluntário do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo [2013-2014]. É cogestor da plataforma virtual de arte e cultura "PROFAN[AÇÕES]: [com]partilhando diferentes modos de habitar [n]a contemporaneidade" [2013-2019]. Atua como educador em espaços culturais desde 2018.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-10-27

Como Citar

Alves, L. F. (2019). Da crítica genética à crítica de processo: a teoria dos processos de criação e suas interfaces com a crítica de arte. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(41). https://doi.org/10.22456/2179-8001.93648

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay