Inventar, emocionar e afetar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.92262

Palavras-chave:

Arte computacional. Pesquisa em arte. Inventar. Emocionar. Afetar

Resumo

O texto apresenta o envolvimento de artistas, designers, cientistas computacionais, no desenvolvimento da pesquisa no Brasil, que tem por meta inventar, emocionar e afetar o próximo e seu ambiente, desde os anos 1980, até os dias atuais. Os projetos descritos encontram ressonância nas pesquisas transversais aproximando diferentes campos do saber universal e local, como a arte, o design, a computação, as propostas biotecnológicas e emergentes. Os trabalhos apresentam discurso relativo a uma arte que se situa numa fronteira entre o material e o imaterial, com componentes de um ecossistema orgânico-maquínico.

Abstract

The text presents the involvement of artists, designers, and computer scientists in the development of research in Brazil, whose goal is to invent, emotionalize and affect the environment and its environment, from the 1980s to the present day. The projects described find resonance in transversal research approaching different fields of universal and local knowledge, such as art, design, computing, biotechnological and emerging proposals. The works present a discourse related to an art that is located at a border between the material and the immaterial, with components of an organic-machinic ecosystem.

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Biografia do Autor

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi: São Paulo, SP

Professora Titular da Universidade Anhembi-Morumbi, desde 2018. Professora Titular  aposentada da Universidade de Brasília (onde atuou durante 32 e continua colaborando no Programa de Pós-graduação em artes visuais). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes (2014); doutorado em Artes e Ciências da Arte, na Universidade Sorbonne Paris I (1988), orientação Bernard Teyssèdre; mestrado (DEA) em Histoire et Civilisations - Universidade Montpellier III -Paul Valery, França, intitulada Candido Portinari: 1903-1962 (1981). Publicou os livros Arte: espaço_tempo_imagem, Imagem Interativa e Arte Computacional, pela Editora da Universidade de Brasília (Edunb). Organizou em co-autoria, a publicação dos livros Frontières des Mouvements Autophotobiographématiques; De la photographie au post-digital: Du contemporain au post-contemporain e   Esthétique et connectivité, pela Editora L'Harmattan. Sua produção artística, científica e tecnológica envolve a Design_Arte Computacional, Arte computacional, Realidade Virtual, Mundos Virtuais, Animação, Arte digital, Ambientes Virtuais, Sound Art e Imagem Interativa. Coordena os Encontros Internacionais de Arte e Tecnologia (#ART).

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-27

Como Citar

Venturelli, S. (2019). Inventar, emocionar e afetar. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.92262

Edição

Seção

DOSSIÊ: A era digital: tecnologias da informação, da empatia e os meios-mídia na arte