O estúdio como estudo: reflexões sobre a implantação de programas de doutorado em belas-artes
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.44071Palavras-chave:
arte e pesquisa, doutorado em belas-artes, escola de arte, programas de doutoradoResumo
Este artigo vem juntar-se ao debate sobre a natureza exata do doutorado em arte, uma qualificação já consolidada em alguns países, mas um empreendimento ainda recente entre escolas de arte do Reino Unido e dos Estados Unidos. Tomando como ponto de partida a experiência da implantação e desenvolvimento do programa de doutorado da Escola Ruskin de Desenho e Belas-Artes da Universidade de Oxford, proponho questões sobre a razão fundamental da introdução desse grau de pesquisa, a integração de programas de pós-graduação em arte dentro do ambiente de pesquisa de grandes instituições acadêmicas, bem como a orientação e aspectos de projetos de doutorado. Outra questão levantada é o perigo de perda da autonomia e a excessiva academização da prática artística, e sua potencial deterioração em ilustração de ideias teóricas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2013-12-08
Como Citar
Reed-Tsocha, K. (2013). O estúdio como estudo: reflexões sobre a implantação de programas de doutorado em belas-artes. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 19(33). https://doi.org/10.22456/2179-8001.44071
Edição
Seção
Textos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.