Um catálogo para salvaguardar: a experiência da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (IA/UFRGS)

Autores

  • Fernanda Carvalho de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3548-8424
  • Blanca Brites Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo César Ribeiro Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.118001

Palavras-chave:

Catálogo Geral da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes da UFRGS

Resumo

Nesta entrevista, Blanca Brites (PPGAV/UFRGS) e Paulo Gomes (PPGAV/UFRGS) discutem o processo de elaboração do Catálogo Geral da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, lançado em 2015, e seus significados para a instituição. Relatam como sua criação articulou as funções de ensino, pesquisa e extensão, caras a museus universitários, dado que sua preparação contou com a participação de professores e alunos do Instituto de Artes da UFRGS em diversas frentes. O Catálogo contribuiu, assim, para a pesquisa e o ensino da História da Arte e de Artes Visuais, bem como para a legitimação, salvaguarda e extroversão do acervo junto à comunidade.

Abstract

In this interview, Blanca Brites (PPGAV/UFRGS) and Paulo Gomes (PPGAV/UFR-GS) discuss the process of elaborating the General Catalog of the Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, launched in 2015, and its meanings for the institution. They report how its creation articulated the functions of teaching, research and extension, dear to university museums, given that its preparation had the participation of professors and students from the Arts Institute of UFRGS on several fronts. Thus, the Catalog con-tributed to the research and teaching of History of Art and Visual Arts, as well as to the legitimization, safeguarding and extroversion of the collection within the community.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carvalho de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Curadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exercendo suas atividades no Bacharelado em Museologia, no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio e na Especialização em Práticas Curatoriais.

Blanca Brites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora aposentada do Departamento de Artes Visuais da UFRGS. Pós-Dou-torado (1998) e Doutorado (1986) em Arte Contemporânea, pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne. Membro do Comitê Editorial da Revista Porto Arte (2001-2015). Membro do Conselho Editorial da Revista Ícone (2015). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA. Membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte Moderna do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS (2010-2014). Curadora independente.

 

Paulo César Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado no Bacharelado em História da Arte na UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma instituição, historiador, curador e crítico de arte. Atua como membro do Comitê de Acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli (PMPA) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e coordena a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (Instituto de Artes / UFRGS). É membro das seguintes instituições: AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, CBHA – Comitê Brasileiro de História da Arte e da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Albuquerque, F. C. de, Brites, B. ., & César Ribeiro Gomes, P. . (2021). Um catálogo para salvaguardar: a experiência da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (IA/UFRGS). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 26(46). https://doi.org/10.22456/2179-8001.118001

Edição

Seção

Entrevista | Interview