Relações entre Psicologia e Pobreza: propostas de atuação decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.116537

Palavras-chave:

Psicologia, Colonialidade, Decolonialidade, Pobreza

Resumo

O desenvolvimento das desigualdades sociais, raciais e de gênero no Brasil tem suas origens no processo de colonização. Igualmente, a origem eurocêntrica, cientificista e colonial atravessa a Psicologia a partir da colonialidade. Utilizando fundamentos da Psicologia da Libertação e dos estudos decoloniais, tem-se como objetivo analisar a atuação com as comunidades em situação de pobreza como estratégia de decolonização da Psicologia brasileira. Resgatar a memória histórica, potencializar as ações de resistências coletivas interseccionais e enfrentar as desigualdades coloniais são estratégias apontadas para transformar de forma decolonial esse modo de fazer da Psicologia. O profissional deve questionar seus marcadores de privilégio e de opressão baseados em raça, classe, gênero e território. A atuação precisa utilizar metodologias participativas, potencializando as estratégias de resistências históricas das populações negras e indígenas e escolhendo as comunidades em situação de pobreza como campo de ação.

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Biografia do Autor

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, Federal University of Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza- CE, Brasil.

Rochelly Rodrigues Holanda, Federal University of Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza- CE, Brasil.

Antonio Ailton de Sousa Lima, Federal University of Ceará

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza- CE, Brasil.

James Ferreira Moura Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza- CE, Brasil.

Doutor em Psicologia (UFRGS). Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza- CE, Brasil.

Daniele Jesus Negreiros, Federal University of Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza- CE, Brasil.

Deborah Christina Antunes, Federal University of Ceará

Professora Associada I do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará- UFC. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFC.

Nathalia Medeiros Mesquita, Federal University of Ceará

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará- UFC.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Barbosa, V. N. M., Holanda, R. R., Lima, A. A. de S., Moura Júnior, J. F., Negreiros, D. J., Antunes, D. C., & Mesquita, N. M. (2023). Relações entre Psicologia e Pobreza: propostas de atuação decolonial. Revista Polis E Psique, 12(3), 90–110. https://doi.org/10.22456/2238-152X.116537

Edição

Seção

Artigos