Práticas pedagógicas e a organização escolar: caminhos para a implementação da educação integral em uma escola pública de Santa Maria/RS

Autores/as

  • Estefani Baptistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Ketlin Elís Perske Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Educação integral, Tempo Integral, Práticas Pedagógicas, Formação continuada, Organização Escolar.

Resumen

Este estudo tem como objetivo identificar como as práticas pedagógicas dos professores e a organização escolar podem contribuir na implementação da Educação Integral em uma escola pública municipal de Santa Maria/RS, considerando os processos de formação continuada. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas. A partir das análises realizadas foi possível constatar que o tempo integral auxilia os estudantes a estarem socializadas com os conteúdos escolares por mais tempo. Já a Educação Integral caracteriza a socialização do estudante no âmbito social e cultural a partir de práticas pedagógicas diferenciadas e do compartilhamento de ideias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Estefani Baptistella, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Grupo de Pesquisa ELOS

Ketlin Elís Perske, Universidade Federal de Santa Maria

Servidora técnica-administrativa em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Grupo de Pesquisa ELOS

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa ELOS

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Baptistella, E., Perske, K. E., & Sarturi, R. C. (2021). Práticas pedagógicas e a organização escolar: caminhos para a implementação da educação integral em uma escola pública de Santa Maria/RS. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121245