Sedimentologia e estratigrafia de um depósito deltaico gerado por modelagem física empregando amostragem tipo testemunho

Autores

  • Cristiano FICK Programa de Pós-graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Ana L. O. BORGES Departamento de Hidrologia e Hidráulica, Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Rafael MANICA Departamento de Hidrologia e Hidráulica, Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78253

Palavras-chave:

testemunhos sedimentares, modelagem física 3D em escala reduzida, sedimentologia experimental, sistemas deltaicos.

Resumo

A análise de testemunhos de depósitos sedimentares é um método rotineiramente utilizado nos estudos sedimentológicos e estratigráficos. Propõe-se neste trabalho um método inédito para amostrar depósitos sedimentares gerados por de modelagem física em escala reduzida, adaptando o método de testemunhagem para descrever e interpretar depósitos deltaicos e, posteriormente, determinar o quão representativa é a simulação do ponto de vista geológico. O processo de amostragem inicialmente consiste na perfuração vertical do depósito, ou seja retirada do material sedimentar, e posterior preenchimento da cavidade por resina. A resina penetra horizontalmente alguns centímetros nas camadas sedimentares e, após a secagem, permite a retirada de um testemunho bastante preservado. No total foram descritos 30 testemunhos, gerando perfis verticais de fácies que posteriormente foram interpretados e correlacionados, usando modelos e conceitos de sedimentologia e estratigrafia. Nos testemunhos foram identificadas características sedimentoló- gicas e geométricas similares àquelas encontradas em deltas naturais, o que permitiu interpretar as associações de fácies deltaicas e, juntamente com a correlação lateral dos perfis, mostrar a evolução estratigráfica do depósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

FICK, C., BORGES, A. L. O., & MANICA, R. (2017). Sedimentologia e estratigrafia de um depósito deltaico gerado por modelagem física empregando amostragem tipo testemunho. Pesquisas Em Geociências, 44(1), 79–91. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78253