O mapeamento geológico-geomorfológico como uma ferramenta para obtenção de informações geotécnicas preliminares: estudo de caso na área urbana de Santa Cruz do Sul (RS, Brasil)

Autores

  • Fabio L. NORONHA Divisão de Controle da Mineração, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler
  • Ana M. MIZUSAKI Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz A. BRESSANI Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.35908

Palavras-chave:

mapeamento geológico-geomorfológico, unidades geotécnicas, estabilidade de taludes

Resumo

O conhecimento do meio físico é de suma importância para a melhor utilização e ocupação do solo, principalmente em áreas urbanas sujeitas a um crescimento acelerado. Neste trabalho são descritos os estudos geológicos e geomorfológicos e as técnicas de mapeamento aplicadas para a definição de unidades geológicas e geomorfológicas na área urbana do município de Santa Cruz do Sul (RS), com vistas à obtenção de informações geotécnicas preliminares e a proposição de sua compartimentação em unidades, com base nessas informações.  A metodologia empregada contou com a reinterpretação de dados de geologia e geomorfologia do município a partir de interpretação de fotografias aéreas, trabalhos de mapeamento geológico e a realização de ensaios de caracterização granulométrica, de petrografia, de difratometria de raios X (DRX) e de microscopia eletrônica de varredura (MEV). A fotointerpretação prévia permitiu uma visão global da geologia e geomorfologia da área. Os posteriores trabalhos de campo, fotointerpretação geomorfológica e geológica de detalhe e caracterização laboratorial das rochas permitiram a geração dos mapas de unidades geológicas e de unidades de vertente da área de estudo, com dados vinculados a um Sistema de Informações Geográficas (SIG). A partir da combinação das informações cartográficas e de banco de dados dos dois mapas, a área urbana do município foi dividida em 17 unidades geotécnicas preliminares com diferentes comportamentos esperados, controlados por sua litologia e posição geomorfológica nos perfis das vertentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio L. NORONHA, Divisão de Controle da Mineração, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é geólogo da Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguinte tema: mapeamento geológico/geotécnico.

Ana M. MIZUSAKI, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1992). Trabalhou como pesquisador no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e atualmente é professor associado do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no graduação e pós-graduação; revisor dos periódicos: Pesquisas em Geociências (UFRGS), - Journal of South American Earth Sciences, - Revista Brasileira de Geociências. Tem experiência na área de Geociências atuando principalmente nos seguintes temas: análise de bacias, geologia do petróleo, geologia de reservatórios, geocronologia sedimentar, modelos vulcano-sedimentares e geoquímica ambiental.

Luiz A. BRESSANI, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

MSc em Geotecnia pela UFRGS e PhD em Mecânica dos Solos pelo Imperial College de Londres (1990), sendo atualmente Professor Associado do Departamento Eng. Civil da UFRGS. Tem desenvolvido pesquisas sobre Comportamento de Solos Tropicais (em especial em materiais com perda de resistência e resistência residual), Ensaios de Laboratório (técnicas especiais e com controle da sucção), Mapeamento Geotécnico (litoral norte do RS, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul), Túneis em Rocha e Instrumentação de Taludes. Tem experiência em projetos na área de Estabilidade de Taludes. Nos últimos anos participou nas operações de auxílio pós-acidentes geotécnicos de maior porte em Estância Velha, São Vendelino, Caxias do Sul, Ilhota/Gaspar (SC) e Teresópolis (RJ). Orientou 33 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado com artigos técnicos publicados sobre solos tropicais, escorregamentos de terra, análise de risco e mapeamento geotécnico e ensaios geotécnicos.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

NORONHA, F. L., MIZUSAKI, A. M., & BRESSANI, L. A. (2012). O mapeamento geológico-geomorfológico como uma ferramenta para obtenção de informações geotécnicas preliminares: estudo de caso na área urbana de Santa Cruz do Sul (RS, Brasil). Pesquisas Em Geociências, 39(2), 127–145. https://doi.org/10.22456/1807-9806.35908