Condições de deformação, metamorfismo e fusão parcial do Complexo Porto Belo a sul da Zona de Cisalhamento Major Gercino, Bombinhas (SC)

Autores

  • Franciele ANDRES Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria de Fátima BITENCOURT Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.109980

Palavras-chave:

Ciclo Brasiliano/Panafricano, Escudo Catarinense, fácies anfibolito, fusão parcial, migmatitos

Resumo

Regimes transpressivos, típicos de colisões oblíquas, são caracterizados por uma tectônica de baixo ângulo que precede e se superpõe à tectônica de alto ângulo nas fases iniciais da colisão. Na porção centro-leste do Escudo Catarinense, o Complexo Porto Belo (CPB) constitui o embasamento da Zona de Cisalhamento Major Gercino, de cinemática transcorrente destral e direção NE-SW, que controla a ascensão e posicionamento de magmas graníticos no estágio pós-colisional do Ciclo Brasiliano. A área estudada está situada a sul desta zona, onde o CPB preserva estruturas relacionadas à tectônica de baixo ângulo. Uma abordagem integrada de geologia estrutural e petrografia foi utilizada a fim de estabelecer as condições de deformação e metamorfismo nas rochas do complexo. O estudo identificou uma associação de gnaisses tonalíticos a dioríticos, granodioritos e anfibolitos, com ocorrência subordinada de migmatitos. Os anfibolitos são finamente laminados e formam camadas boudinadas. Os ortognaisses têm bandamento (Sb) milimétrico, de direção NE-SW com baixo ângulo de mergulho para SE. Os granodioritos são porfiríticos, com foliação magmática (S0) de direção N-S e mergulho de médio ângulo para leste. Essas litologias são afetadas por dobras isoclinais recumbentes e horizontais inclinadas, com vergência para SW. Indicadores cinemáticos como xenólitos deformados e porfiroclastos assimétricos demonstram transporte tectônico de topo para NW. Feições migmatíticas são encontradas em todas as litologias, mas geram apenas pequenos volumes de leucossoma in situ e in source. As condições de metamorfismo e deformação sugerem temperaturas compatíveis com as da fácies anfibolito médio a superior para a geração dos ortognaisses e cristalização sintectônica do granodioritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

ANDRES, F., & BITENCOURT, M. de F. (2020). Condições de deformação, metamorfismo e fusão parcial do Complexo Porto Belo a sul da Zona de Cisalhamento Major Gercino, Bombinhas (SC). Pesquisas Em Geociências, 47(3), e090417. https://doi.org/10.22456/1807-9806.109980