Estratégias interpretativas para o patrimônio geológico do município de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo

Autores

  • Raquel Mamblona Marques ROMÃO Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Universidade de São Paulo.
  • Maria da Glória Motta GARCIA Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.104114

Palavras-chave:

Geoconservação, Inventário, Geossítios, Educação em Geociências, litoral paulista.

Resumo

A Geoconservação é um ramo recente das Geociências que utiliza métodos para analisar quais sítios geológicos são representativos no contexto geológico de determinada região, avaliar suas características, valores e usos, bem como promover cuidados necessário para sua conservação e possibilidades de gestão. Após a seleção desses locais uma alternativa para a gestão dos sítios geológicos é por meio da interpretação ambiental, ferramenta que contribui para a conservação da natureza ao estabelecer relações com o que é observado. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar os onze geossítios selecionados no inventário do município de Cananeia e sugerir seu manejo por meio da interpretação ambiental. Para a identificação dos geossítios foi utilizada metodologia que orienta a seleção desses locais e para a avaliação quantitativa, foram analisados perante os parâmetros desenvolvidos pela plataforma GEOSSIT. Posteriormente, houve uma nova seleção, na qual cinco geossítios foram explorados no viés educativo. Estes foram escolhidos com base nos resultados da quantificação, questões envolvendo a acessibilidade e seu reconhecimento como atrativo municipal. Em seguida, realizou-se a criação de conteúdos interpretativos com base em temas visando a organização de possíveis assuntos a serem abordados nesses locais. Em escala regional, os geossítios são interessantes ferramentas para contextualizar a história geológica do município e aqueles direcionados para a criação de temas, demonstram o potencial para associar novos elementos à valorização da região e divulgação do conhecimento geocientífico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Mamblona Marques ROMÃO, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), Universidade de São Paulo.

Licenciada em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geociências no pograma de pós-graduação em Mineralogia e Petrologia. Possui experiência com práticas do ensino informal e desenvolve pesquisas na área da Geoconservação e de divulgação das Geociências

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

ROMÃO, R. M. M., & GARCIA, M. da G. M. (2021). Estratégias interpretativas para o patrimônio geológico do município de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo. Pesquisas Em Geociências, 48(1), e104114. https://doi.org/10.22456/1807-9806.104114