ENTRE A ÂNFORA E AS FONTES, A POESIA: TRAÇOS DA MODERNIDADE DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN EM AS FONTES E ARTE POÉTICA I
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.75349Resumo
RESUMO: Neste ensaio, pretende-se analisar o essencialismo como uma característica da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, tomando como objeto de estudo o poema “As Fontes”, publicado originalmente em 1944 no livro Poesia, e o pensamento crítico expresso em Arte Poética I, publicada originalmente na revista literária Távola Redonda, em 1962. Ademais, será feita uma reflexão sobre o status moderno da poesia de Andresen com base em características encontradas no poema em estudo e em sua produção de ars poetica, levando em consideração as posições sobre a lírica moderna apresentadas por Hugo Friedrich em Estrutura da lírica moderna (1991) e por Michael Hamburger em A verdade da poesia (2008). PALAVRAS-CHAVE: Poesia portuguesa; Sophia de Mello Breyner Andresen; Modernidade; Arte Poética. ABSTRACT: In this essay, we intend to analyze the essentialism as a hallmark of Sophia de Mello Breyner Andresen’s poetry, taking as object of study the poem "As fontes", originally published in 1944 in the book Poesia, and the critical thought expressed in Arte poética I, originally published in the literary journal Távola Redonda in 1962. Furthermore, we will attempt some reflection on the modern status of Andresen’s poetry based on aspects of the poem in study and on her ars poetica, taking into account the positions on modern poetry presented by Hugo Friedrich in Structure of Modern Lyric and Michael Hamburger in The Truth of Poetry. KEYWORDS: Portuguese poetry; Sophia de Mello Breyner Andresen; Modernity; Ars poética.Downloads
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Publicado
2016-06-19
Como Citar
Redü, I. N. (2016). ENTRE A ÂNFORA E AS FONTES, A POESIA: TRAÇOS DA MODERNIDADE DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN EM AS FONTES E ARTE POÉTICA I. Nau Literária, 12(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.75349
Edição
Seção
Dossiê
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