O narrador shandiano

Autores

  • Luciana Brito Docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.
  • Aline Candido Trigo Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e membro do Grupo de Pesquisa "Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino".

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.73030

Resumo

Em Tristram Shandy, o narrador-personagem, que se compromete no início da obra a narrar sua biografia, constrói o enredo a partir de rememorações. As digressões possuem caráter de destaque na composição do texto, orientando praticamente todo o funcionamento do romance. Tristram diz que pesquisou dados biográficos, conversou com parentes sobre sua história familiar para reconstruir suas memórias, mas não está de fato interessado em apresentar um enredo linear ao leitor, não se importa com a representação da realidade. O narrador, além de contar memórias que não abordam sua autobiografia, mas de outros personagens, passeia livremente de uma história à outra através de digressões, costurando o texto de maneira a criar uma estrutura labiríntica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brito, Docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2538918001475944. E-mail: lbrito@uenp.edu.br

Aline Candido Trigo, Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e membro do Grupo de Pesquisa "Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino".

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e membro do Grupo de Pesquisa "Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino".

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Brito, L., & Trigo, A. C. (2018). O narrador shandiano. Nau Literária, 14(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.73030

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE