Regresso ao Paraíso, de Teixeira de Pascoaes: do “trabalho épico” como reabilitação da epopéia

Autores

  • Juliana Yokoo Garcia USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.5833

Resumo

Através da análise do poema narrativo Regresso ao Paraíso, de Teixeira de Pascoaes, este estudo pretende apontar as características que o filiam à tradição épica, discutindo de que maneira, ainda que sofrendo transformações inevitáveis e adaptações a seu tempo presente, o poema finda por, através principalmente do que Daniel Madelénat chamou de “trabalho épico”, reabilitar a epopéia, gênero considerado por alguns estudiosos dos séculos XIX e XX como dissonante à modernidade. Palavras-chaves: Epopéia; poesia narrativa; contexto cultural; século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Yokoo Garcia, USP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo, desenvolvo projeto de pesquisa centrado na Literatura Portuguesa oitocentista sem deixar de atentar a importantes autores portugueses do século XX; bolsista FAPESP a quem agradeço o apoio às pesquisas realizadas.

Downloads

Publicado

2008-09-09

Como Citar

Garcia, J. Y. (2008). Regresso ao Paraíso, de Teixeira de Pascoaes: do “trabalho épico” como reabilitação da epopéia. Nau Literária, 4(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.5833