O homem duplicado e a estética pós-modernista
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.4867Resumo
Este ensaio pretende fazer aproximações entre a estética do pós-modernismo e a obra O homem duplicado de José Saramago. Partiremos de uma análise formal a fim de esclarecer o conteúdo. Percebemos, através da leitura da obra referida, que a forma é estreitamente conformada ao conteúdo, por isso iniciaremos a análise pela linguagem usada pelo autor, que traz uma pontuação diversa da convencional. O discurso é direto e surge quase colado à voz do narrador pela falta da pontuação convencional. Há também muita intertextualidade interna e externa à própria obra, como a retomada do mito de Tróia. Através desses aspectos e de seus dois protagonistas, o ator e o professor, há a retomada da discussão pós-moderna entre a história ‘mítica’ ou individual e a história oficial, além de retomar a própria tradição portuguesa na problematização da retomada histórica. Palavras-chave: Pós-modernismo; O Homem Duplicado; História; Literatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-12-10
Como Citar
Michels da Rosa, S. (2006). O homem duplicado e a estética pós-modernista. Nau Literária, 2(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.4867
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Direitos AutoraisAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.