“AOS CAPRICHOS DO AMOR” – POESIA E EROTISMO DE GILKA MACHADO

Autores

  • Júlio Cesar Tavares Dias Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.41957

Palavras-chave:

literatura erótica, poesia feminina, simbolismo brasileiro

Resumo

Gilka Machado foi duramente afligida pela crítica desde sua estreia, até que esta chegou, de certa forma, a sufocá-la. Revisitar seus versos mostra um arrebatamento lírico notável no período de "meia-decadência" do Simbolismo. Fez ela parte da última corrente do Simbolismo, o Neo-Parnasianismo, ao lado de nomes como Hermes Fontes, Francisca Júlia e Augusto dos Anjos. Métodos: A leitura aqui proposta não se resume a aspectos histórico-bibliográficos, antes, partindo-se de conceitos da Psicanálise, propõe-se ler os seus poemas dentro de uma discussão ampla sobre os pontos em que se tocam Erotismo e Literatura e sobre a essência da Feminidade. Este trabalho objetiva demonstrar como a visão de feminidade relaciona-se com o erotismo na poesia gilkiana, estando nela sempre presente a consciência das situações de gênero. O trabalho contribui para maior compreensão da fase de decadência do simbolismo brasileiro como também das representações do feminino e do erótico na literatura feminina brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Tavares Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciência da REligião pela UFJF. Bolsista CNPQ. Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP. Bacharel em Filosofia pela UFPE. Licenciado em Letras pela UPE. Professor da Rede Pública Estadual de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Dias, J. C. T. (2013). “AOS CAPRICHOS DO AMOR” – POESIA E EROTISMO DE GILKA MACHADO. Nau Literária, 9(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.41957