Os contos de Machado de Assis: uma nova perspectiva no Ensino Médio

Autores

  • Simone Maria dos Santos Cunha Universidade FEEVALE
  • Franciele Alves Amandio Universidade Feevale
  • Juracy Ignez Assmann Saraiva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.16263

Palavras-chave:

Machado, leitura, contos, literatura, ensino.

Resumo

Este artigo comprova que os contos de Machado de Assis podem ser trabalhados de forma prazerosa com alunos de Ensino Médio. Os contos foram explorados por meio de roteiros de leitura cuja metodologia articula os estudos de língua e de literatura, partindo da leitura integral dos textos e fundamentando-se na Estética da Recepção. Os contos de Machado de Assis apresentam uma riqueza de significados que podem prender a atenção do leitor desde que sejam explorados em seus aspectos técnico-composicionais e desde que sejam estabelecidas relações com o contexto dos leitores da atualidade. O trabalho atingiu seu objetivo, pois desenvolveu nos alunos o gosto pela leitura, o interesse em conhecer outras obras de Machado de Assis e a melhoria na escrita, demonstrando assim, que os textos do autor são fundamentais para o aprimoramento dos alunos do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Maria dos Santos Cunha, Universidade FEEVALE

Resumo da biografia do perfil: Professora. Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Aluna do Curso de Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade FEEVALE. Bolsista CAPES do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), integrante do Projeto Concepções de literatura e de leitura e sua inscrição na ficção machadiana, liderado pela Profª Pós Drª Juracy Ignez Assmann Saraiva. Atuou até dezembro de 2008 como professora titular de Português e de Literatura para o Ensino Médio e Fundamental na E. E. E. M. Bernardo Vieira de Mello e como professora de Informática Educativa na E M E F Luiza Silvestre de Fraga, ambas em Esteio. Possui experiência nas áreas de Informática Educativa e de Letras, com ênfase em Literatura. Projetos de pesquisa: 2009 - 2010 - Concepções de literatura e de leitura e sua inscrição na ficção machadiana Integrantes: SARAIVA, Juracy Ignez Assmann - Coordenador / Andréia Alves de Oliveira - Integrante / Marinês Andrea Kunz - Integrante / Rosemari Lorenz Martins - Integrante / Marli Teresinha da Silva - Integrante / Simone Maria dos Santos Cunha – Integrante (Bolsista voluntária – 2009 e Bolsista CAPES PROSUP 2010). 2005 - Concepções de leitura e sua inscrição no texto literário. Integrantes: Juracy Assmann Saraiva - ORIENTADORA – Coordenadora / Débora Bender - Integrante / Gabriela Hoffmann Lopes - Integrante / Simone Maria dos Santos Cunha - Integrante. (Bolsista voluntária) Trabalhos publicados: Capítulos de livros publicados (artigo) CUNHA, Simone Maria dos Santos; Drª Celia Doris Becker. A importância da pesquisa na área da Literatura nos Cursos de Letras. In: Livro de Destaques da Feira de Iniciação Científica e do Salão de Extensão 2007 - PROPTEC - PROACOM. (Org.). Aprendizado Descoberta e Inovação em Iniciação Científica e em Extensão. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2008, v. , p. 173-190. Trabalhos completos publicados em anais de congressos CUNHA, Simone Maria dos Santos; SARAIVA, Juracy I. Assmann. A importância do uso de diferentes tecnologias na exploração de textos literários. In: SIE XII Seminário Internacional de Educação, 2010, Novo Hamburgo - RS. SEI - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÂO. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2010. p. 164-169. Resumos publicados em anais de congressos OLIVEIRA, A. A.; CUNHA, Simone Maria dos Santos. A significação das referências espaciais em Quincas Borba. In: Mostra UNISINOS de Iniciação CIentífica, 2009, SÃO LEOPOLDO. MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2009. SÃO LEOPOLDO: UNISINOS, 2009. v. 01. p. 874-875. CUNHA, Simone Maria dos Santos; AMANDIO, Franciele A. Projeto Redescobrindo o prazer de ler contos. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2009, SÂO LEOPOLDO. MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÂO CIENTÍFICA. SÂO LEOPOLDO: UNISINOS, 2009. v. 01. p. 872-873. Vidal, Patrícia Roberta ; Kaspari, Tatiane ; CUNHA, Simone Maria dos Santos . As diferenças lexicais entre as duas versões de Quincas Borba e o zelo do artista. In: Feira de Iniciação Científica FEEVALE 2009 - INOVAMUNDI, 2009, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica Inovamundi FEEVALE. Novo Hamburgo : Editora FEEVALE, 2009. v. 01. OLIVEIRA, A. A. ; CUNHA, Simone Maria dos Santos . Significação das referências espaciais em Quincas Borba. In: Feira de Iniciação Científica Inovamundi FEEVALE, 2009, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica Inovamundi FEEVALE. Novo Hamburgo: Editora FEEVALE, 2009. v. 01. p. 542-542. Vidal, Patrícia; CUNHA, Simone Maria dos Santos; Kaspari, Tatiane . As diferenças lexicais entre as duas versões de Quincas Borba e o zelo do artista. In: XXI Salão de Iniciação Científica, 2009, Porto Alegre. XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira de Iniciação Científica, IX Salão UFRGS Jovem - Livro de Resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 016-016. OLIVEIRA, A. A. ; CUNHA, Simone Maria dos Santos . Significação das referências espaciais em Quincas Borba. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira de Iniciação Científica, IV Salão UFRGS Jovem Livro de Resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 016-016. CUNHA, Simone Maria dos Santos; AMANDIO, Franciele A. Projeto redescobrindo o prazer de ler contos. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira de Iniciação Científica, IV Salão UFRGS Jovem. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 28-28. CUNHA, Simone Maria dos Santos; AMANDIO, F. A. Projeto Redescobrindo o prazer de ler contos. In: FICSE - FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SALÃO DE EXTENSÃO 2008, 2008, NOVO HAMBURGO - RS. Anais da Feira de iniciação científica e Salão de extensão 2008. Novo Hamburgo - RS : FEEVALE, 2008. CUNHA, Simone Maria dos Santos; BECKER, Celia Doris. A importância da pesquisa na área da Literatura nos cursos de Letras. In: FICSE - Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão FEEVALE, 2007, Novo Hamburgo. Anais da Feira de Iniciação Cientifica e Salão de Extensão 2007 FEEVALE. NOVO HAMBURGO : FEEVALE, 2007. v. 1. CUNHA, Simone Maria dos Santos; RECHENMACHER, Kamila; KICH, Cristiane; KLEIN, Nivian Carini. Medéia. In: XI Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Língua Portuguesa e IX Semana Acadêmica de Letras, 2004, São Leopoldo. Livro de Resumos XI Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Língua Portuguesa e IX Semana Acadêmica de Letras. São Leopoldo: UNISINOS, 2004. p. 54-54. Demais tipos de produção bibliográfica Simone Maria dos Santos Cunha; SARAIVA, Juracy I. Assmann; ORTIZ, Maria Rita G. ; TANCREDI, Vera L. F. ; LEMOS, Solange ; KALIKOSKI, Marilda ; CUNHA, Simone Maria dos Santos. Projeto de formação de professores disseminadores da leitura com autor presente. Canoas: Gráfica Fênix, 2009 (Projeto publicado no livro Prêmio Paulo Freire Destaque Esteio). .

Franciele Alves Amandio, Universidade Feevale

Atualmente é professora da disciplina de Língua Portuguesa no município de Novo Hamburgo e bolsista de aperfeiçoamento científico no Centro Universitário Feevale, atuando no projeto de pesquisa intitulado Concepções de Literatura e de Leitura e sua inscrição na ficção machadiana coordenado pela Prof.ª Pós-Doutora Juracy Assmann Saraiva. É graduada em Letras - Português e suas respectivas literaturas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). CUNHA, Simone Maria dos Santos ; AMANDIO, Franciele Alves . Projeto Redescobrindo o Prazer de Ler Contos. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2009, São Leopoldo. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica. São Leopoldo : UNISINOS, 2009. v. 01. p. 872-873 AMANDIO, Franciele Alves . Machado de Assis e a sua presença nos livros didáticos do Ensino Médio: Obscurecimento ou Reconhecimento?. In: Feira de Iniciação Científica, 2009, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo : Editora Feevale, 2009. v. 1. p. 540-540. CUNHA, Simone Maria dos Santos ; AMANDIO, Franciele Alves . Projeto Redescobrindo o prazer de ler contos. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão. Novo Hamburgo : Editora Feevale, 2008. p. 22-22. CUNHA, Simone Maria dos Santos; AMANDIO, Franciele A. Projeto redescobrindo o prazer de ler contos. In: XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2009, Porto Alegre. XXI Salão de Iniciação Científica, XVIII Feira de Iniciação Científica, IV Salão UFRGS Jovem. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 28-28.

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Universidade Feevale

ORIENTADORA DO TRABALHO E DO PROJETO DE PESQUISA Concepções de literatura e leitura e sua inscrição na ficção machadiana Juracy Ignez Assmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, onde também exerce a função de assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação. É coordenadora do Comitê Interdisciplinar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e faz parte do grupo Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. É coordenadora do Programa de leitura e escrita "Entre estrelas e letras", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Morro Reuter. Em 2007, recebeu o Troféu Pena Libertária, relativo ao Prêmio Educação RS na Categoria profissional, pelo trabalho de formação de leitores e de estímulo às políticas públicas educacionais voltadas para a leitura e o Prêmio Paulo Freire - Destaque Esteio, pelo desenvolvimento de um programa de leitura em escola da rede municipal. Atualmente, é membro do Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura. Titulação: 2000 - 2000 Pós-Doutorado . Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. 1986 - 1990 Doutorado em Lingüística e Letras (Conceito CAPES 5) . Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Título: Circuito das memórias: narrativas autobiográficas romanescas de Machado de Assis, Ano de Obtenção: 1990. Orientador: Regina Zilberman. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: autobiografia romanesca; processo de enunciação; relações intertextuais. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Setores de atividade: Educação Superior. 1978 - 1983 Mestrado em Letras (Conceito CAPES 5) . Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Diálogo inconcluso: análise de Quincas Borba, Ano de Obtenção: 1983. Orientador: Donaldo Schüller. Palavras-chave: processo de enunciação; caracterização da personagem carnavalesca; relações intertextuais. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Machado de Assis. Setores de atividade: Educação Superior. 1976 - 1977 Especialização em Curso de Especialização Em Língua Portuguesa . (Carga Horária: 360h). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. 1970 - 1973 Graduação em Curso de Letras . Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. 2006 - 2010 Concepções de literatura e de leitura e sua inscrição na ficção machadiana 2005 - atual - Projeto Entre Estrelas e Letras 2004 - Atual Projeto Carrossel de Letras 2003 - 2005 Quincas Borba: entre o folhetim e o livro 2002 - 2005 Literatura, leitura, leitor: encontro possível na prática pedagógica 2000 - 2003 Visualidade e Significação em Quincas Borba 2000 - 2002 Redescobrindo os clássicos da Literatura Juvenil: Projeto Cassiopéia 1998 - 2000 Literatura e Alfabetização 1998 - 1998 Cinema e Literatura: contraponto de linguagens 1990 - 1992 Teoria Literária - Projeto Biblos Produção bibliográfica Artigos completos publicados em periódicos 1. SARAIVA, Juracy. I. A. . A formação do sujeito e a literatura. Nonada (Porto Alegre), v. 12, p. 85-93, 2010. 2. SARAIVA, Juracy. I. A. . Memorial de Aires: autorreferencialidade e denúncia da utopia realista.. Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, v. 12, p. 67-81, 2010. 3. SARAIVA, Juracy. I. A. ; KUNZ, M. A. . Machado de Assis: um escritor além de seu tempo e de seu país. Ellipsis - Journal of the American Portuguese Studies Association, v. 8, p. 91-111, 2010. 4. SARAIVA, Juracy. I. A. ; BENDER, Débora ; KUNZ, M. A. . Trio em lá menor e Um homem célebre : importância do leitor e reflexão meta-artística. Espelho (Porto Alegre), v. 12/13, p. 01-26, 2009. 5. SARAIVA, Juracy. I. A. . A temática da loucura em Quincas Borba e as malhas da intertextualidade. Santa Barbara Portuguese Studies, v. 8, p. 131-151, 2008. 6. SARAIVA, Juracy. I. A. . Universalização da leitura e valorização da literatura: condição para o desenvolvimento social. Acta Scientiarum (UEM), v. 30, p. 71-78, 2008. 7. SARAIVA, Juracy. I. A. . Insanidade e lucidez na concepção do Humanitismo. Machado de Assis em linha, v. 1, p. 05, 2008. 8. SARAIVA, Juracy. I. A. . Universalización de la lectura y valorización de la literatura: condiciones para el desarrollo social. Riesgo de educar, v. 3, p. 104-114, 2008. 9. SARAIVA, Juracy. I. A. . A reescrita de Quincas Borba por um relojoeiro. Revista de Letras, v. 48, p. 11-32, 2008. 10. SARAIVA, Juracy. I. A. . Auto dos danados, de Lobo Antunes: a dramatização da selvageria. Agalia (A Corunha), v. 93/94, p. 169-181, 2008. 11. SARAIVA, Juracy. I. A. . Contos de Machado de Assis no espaço ilimitado das narrativas. Salto Para o Futuro, 2006. 12. SARAIVA, Juracy. I. A. . La situación de la lectura y la formación del lector en el proceso de alfabetización. Cuadernos Literarios, Lima, v. 6, p. 67-75, 2006. 13. SARAIVA, Juracy. I. A. . La permanencia de lo mágico. El simbolismo en el Mago de Oz. Cuadernos Literarios, v. 6, p. 171-189, 2006. 14. SARAIVA, Juracy. I. A. . Machado de Assis: La reinvención de la vida y de la literatura. Quaderno Literario O Descubrimento do Brasil, Lima, p. 25-35, 2003. Livros publicados/organizados ou edições SARAIVA, Juracy. I. A. . O circuito das memórias em Machado de Assis. 2ª. ed. São Paulo: Edusp, Nankin, 2009. 224 p. SARAIVA, Juracy. I. A. ; MÜGGE, Ernani . Literatura na escola. Propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. v. 1. 344 p. SARAIVA, Juracy. I. A. (Org.) . Nos labirintos de Dom Casmurro. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2005. v. 1. 140 p. SARAIVA, Juracy. I. A. (Org.) ; D'ANGELO, Biagio (Org.) . Papeles Sueltos: antología de cuentos de J. M. Machado de Assis. 1ª. ed. Lima: Fondo Editorial UCSS, 2004. v. 1. 228 p. SARAIVA, Juracy. I. A. (Org.) . Narrativas verbais e visuais: leituras refletidas. 1. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2003. v. 1. 226 p. SARAIVA, Juracy. I. A. (Org.) . Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 238 p. SARAIVA, Juracy. I. A. . Circuito das memórias em Machado de Assis. 1ª. ed. São Paulo/São Leopoldo: EdUSP/UNISINOS, 1993. v. 1. 221 p. Capítulos de livros publicados SARAIVA, Juracy. I. A. . Influência de estudos biográficos na recepção das obras de Machado de Assis. In: MITIDIERI, André Luis; SILVA, Denise Almeida. (Org.). Machado de Assis: Novos olhares. Frederico Westphalen: Editora da URI, 2009, v. , p. 195-215. SARAIVA, Juracy. I. A. . Memória e construção da identidade em romances de Machado de Assis. In: SILVEIRA, Regina da Costa da; REMÉDIOS, Maria Luiza Ritzel. (Org.). Redes & Capulanas: história, memória e identidade nas literaturas lusófonas. 1ª ed. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2009, v. , p. 127-140. SARAIVA, Juracy. I. A. ; KIELING, M. S. ; KRAUSE, A. H. . Entre o folhetim e livro: a exposição da prática artesanal da escrita. In: GUIDIN, Marcia Lígia Di Roberto (Org.) ; GRANJA, L. (Org.) ; RICIERI, F. W. (Org.) .. (Org.). Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea. São Paulo: UNESP, 2008, v. , p. -. SARAIVA, Juracy. I. A. . A sedução das narrativas aplicada ao estudo de contos machadianos. In: Valéria Koch Barbosa; Simone Daise Schneider. (Org.). Linguage, sociedade e interação: reflexões teórico-práticas. Novo Hamburgo: Feevale, 2007, v. , p. 171-184. SARAIVA, Juracy. I. A. ; LOPES, Gabriela Hoffmann . Literatura na escola: por que não?. In: KUNZ, Marinês Andrea; MARTINS, Rosemari Lorenz. (Org.). Leitura: reflexões teóricas e experiências possíveis. Novo Hamburgo: Feevale, 2007, v. , p. 25-37. SARAIVA, Juracy. I. A. ; MÜGGE, Ernani . No giro de um carrossel. In: Juracy Ignez Assmann Saraiva; Ernani Mügge. (Org.). Literatura na escola. Propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, v. , p. 15-26. SARAIVA, Juracy. I. A. . Por que e como ler textos literários. In: Juracy Ignez Assmann Saraiva; Ernani Mügge. (Org.). Literatura na escola. Propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, v. , p. 27-44. SARAIVA, Juracy. I. A. . A indissociabilidade entre língua e literatura no Ensino Fundamental: uma metodologia integradora. In: Juracy Ignez Assmann Saraiva; Ernani Mügge. (Org.). Literatura na escola. Propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, v. , p. 45-51. SARAIVA, Juracy. I. A. . Leitura, literatura, leitor: encontro possível na prática pedagógica. In: Maria da Glória Bordini; Maria Luíza Ritzel Remédios; Regina Zilbermann. (Org.). Crítica do tempo presente: estudo, difusão e ensino de literaturas de Língua Portuguesa. Porto Alegre: Nova Prova Editora, 2005, v. 1, p. 210-221. SARAIVA, Juracy. I. A. . A literatura entre o hip-hop e o celular. In: Tânia M. K. Rösing; Miguel Rettenmaier. (Org.). Questões de literatura para jovens. 1 ed. Passo Fundo: UPF Editora, 2005, v. , p. 145-161. SARAIVA, Juracy. I. A. . Machado de Assis: diferentes facetas del cuentista. In: Juracy Ignez Assmann Saraiva; Biagio D'Angelo. (Org.). Papeles Sueltos: Antologia de cuentos de J. M. Machado de Assis. 1 ed. Lima: Fondo Editorial UCSS, 2004, v. , p. 7-27. SARAIVA, Juracy. I. A. ; BECKER, C. D. ; VALE, L. V. P. . Do plano do choro ao plano da ação. In: Juracy Ignez Assman Saraiva. (Org.). Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001, v. , p. 11-21. SARAIVA, Juracy. I. A. ; MELLO, Ana Maria Lisboa de ; VARELLA, N. K. . Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In: Juracy I. A. Saraiva. (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001, v. , p. 81-87. SARAIVA, Juracy. I. A. . A situação da leitura e a formação do leitor. In: Juracy I. A. Saraiva. (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001, v. , p. 23-27.

Downloads

Publicado

2010-12-03

Como Citar

dos Santos Cunha, S. M., Amandio, F. A., & Assmann Saraiva, J. I. (2010). Os contos de Machado de Assis: uma nova perspectiva no Ensino Médio. Nau Literária, 6(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.16263