Figurações da História da Literatura no currículo escolar: o visível e o invisível na BNCC para o ensino médio

Autores

  • Daniele Gualtieri Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.105767

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, História Literária, BNCC

Resumo

Este trabalho intenta estabelecer relações entre os campos da História da Literatura e dos Estudos de Currículo assumindo, de antemão, algumas posições: a) história e cânone literários como resultado de um sistema de classificação; b) escola como uma das instituições que se encarregam de transmitir e colocar em circulação, na sociedade contemporânea, os saberes acumulados historicamente – dentre eles, a história literária; c) currículo como prática educacional (e também discursiva) que forja identidades. Partindo dessas premissas, busca descrever de que forma a BNCC de Língua Portuguesa para o ensino médio, no que concerne aos conteúdos de Literatura, aborda a produção de grupos subalternos, como afrodescendentes e mulheres, situando-os (ou não) na história literária brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Rodrigues, D. G. (2020). Figurações da História da Literatura no currículo escolar: o visível e o invisível na BNCC para o ensino médio. Nau Literária, 16(2), 4–21. https://doi.org/10.22456/1981-4526.105767