Micropaisagem, 'micro-rigor': em torno da poética de Carlos de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.5835Resumo
O presente artigo procura analisar uma das dimensões mais originais e valorizadas da poética de Carlos de Oliveira, nomeadamente a de uma concepção da poesia como “trabalho oficinal”. A constante busca de aperfeiçoamento do texto poético, resultando numa reescrita contínua, orienta-se neste poeta português para a obtenção do chamado ‘micro-rigor’, expressão referente a uma máxima concentração expressiva capaz de dotar o texto de uma maior eficácia e de revitalizar os processos de interpretação e transformação da reali-dade. Tomando o livro Micropaisagem como paradig-ma desta poética, tenta-se entender de que modo o conceito de ‘micro-rigor’ pode fornecer uma chave para uma compreensão global do poema e do acto de criação poética, na proximidade da fenomenologia das experiências místicas. Palavras-chave: Carlos de Oliveira; poética; reescrita; micro-rigor; experiência mística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-09
Como Citar
Ferreira, M. D. S. G. (2008). Micropaisagem, ’micro-rigor’: em torno da poética de Carlos de Oliveira. Nau Literária, 4(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.5835
Edição
Seção
SEÇÃO LIVRE
Licença
Direitos AutoraisAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.