Em liberdade e O ano da morte de Ricardo Reis: História e literatura em um período repressor

Autores

  • Juliana Prestes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Laís Jacobsen de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.54436

Palavras-chave:

Literatura Comparada, História, Em liberdade, O ano da morte de Ricardo Reis, Regimes políticos.

Resumo

Este artigo procura analisar o entrecruzamento entre História e literatura nos romances Em liberdade (1981), do escritor brasileiro Silviano Santiago e O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor português José Saramago. A análise comparativa se mostra pertinente, tendo em vista que, à medida que os romances sem constroem, percebe-se como estava a situação do Brasil e de Portugal, respectivamente, e da literatura em uma época de repressão e censura. Além disso, através da comparação, podemos explicitar e trazer à tona as estratégias linguísticas e a utilização da polifonia, por meio das quais os autores envolvem partes da História que eram deixadas de lado, ou apagadas por aqueles que detêm o poder, permitindo ao leitor o acesso a uma versão diferente dos fatos ocorridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Prestes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda na Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

Amanda Laís Jacobsen de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidaed Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Prestes de Oliveira, J., & Jacobsen de Oliveira, A. L. (2015). Em liberdade e O ano da morte de Ricardo Reis: História e literatura em um período repressor. Nau Literária, 11(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.54436