Inserção da linguagem poética oral – uma aposta no rap como prática pedagógica

Autores

  • Fabiana Aparecida de Melo Oliveira ABDIM
  • Laís Pereira Leonel da Silva ABDIM/USP
  • Comissão Editorial Nau Literária

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.43355

Palavras-chave:

Rap. Oralidade. Distrofia Muscular de Duchenne.

Resumo

Este relato de experiência tem por finalidade abordar a inserção da linguagem poética em aulas voltadas a alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se da problematização de ações pedagógicas realizadas em um cenário distinto da escola regular, haja vista que foram empreendidas no Programa de Atendimento Escolar ao Aluno da Associação Brasileira de Distrofia Muscular. Toma-se como objeto um conjunto de ações produzidas junto a um jovem de 18 anos, negro, não alfabetizado, afetado por distrofia muscular de Duchenne. Nesse contexto, ressaltamos o emprego do rap como recurso favorável à aquisição de maiores possibilidades de problematizar o mundo e aguçar o olhar crítico do indivíduo, bem como meio facilitador do trabalho vinculado ao campo da expressividade, elemento extremamente importante frente a alunos com uma trajetória e percurso formativo tão singular como o são os atendidos pelo Programa de Atendimento Escolar ora evidenciado. Por fim, acreditamos que o emprego do rap também se mostra absolutamente válido nos outros tantos cenários em que o ensino de Literatura se faz presente, principalmente nas escolas regulares.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Oliveira, F. A. de M., da Silva, L. P. L., & Nau Literária, C. E. (2013). Inserção da linguagem poética oral – uma aposta no rap como prática pedagógica. Nau Literária, 9(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.43355