O mar da alteridade e o lastro da recriação dos contos africanos de transmissão oral em Rogério Andrade Barbosa

Autores

  • CELSO SISTO SILVA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.38286

Palavras-chave:

literatura infantil brasileira contemporânea, contos africanos de transmissão oral, tradição popular, identidade cultural, pertencimento.

Resumo

Neste artigo tratamos de caracterizar a contribuição das matrizes africanas na literatura infantil brasileira propondo uma leitura da obra “Duula, a mulher canibal”, de Rogério Andrade Barbosa. Pelo exercício da recriação empreendido pelo autor, baseado no modelo do conto popular, discutimos os universos cultural, ético e estético da referida obra, aproximando-a, por fim, das teorias de Stuart Hall, como tradição popular, identidade cultural e pertencimento.

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Biografia do Autor

CELSO SISTO SILVA, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor da Faculdade de Letras e da Faculdade de Educação da PUCRS; professor da Faculdade de Letras da FACCAT, escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ).

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

SILVA, C. S. (2013). O mar da alteridade e o lastro da recriação dos contos africanos de transmissão oral em Rogério Andrade Barbosa. Nau Literária, 9(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.38286