O Passeio de carro de Palomar rumo ao Vazio. Literatura e Cotidiano em Italo Calvino

Autores

  • Eclair Antonio Almeida Filho UNB
  • Bruna Fontes Ferraz UFOP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.13412

Palavras-chave:

Italo Calvino. Literatura. Espelhos. Mitos. Realidade

Resumo

RESUMO: Neste ensaio, propomos uma análise da relação Literatura-Realidade a partir do conto inédito “Dietro il retrovisore” (Pelo retrovisor), de Italo Calvino. Tal conto relata um passeio de carro do senhor Palomar, personagem que vivencia e reflete sobre fatos cotidianos, e que descobre, ao olhar para trás através dos espelhos retrovisores, o Nada, o Vazio sempre às suas costas. Durante nossa análise, teremos em vista tanto a discussão dos espelhos quanto das viagens e das mitologias em Italo Calvino em relação intrínseca com a percepção da realidade e de novas realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eclair Antonio Almeida Filho, UNB

Doutor em Literaturas de Língua Francesa pela USP (2006) e tradutor, é desde junho de 2009 professor adjunto do quadro permanente do curso de Letras Tradução Francês-Português da UNB.

Bruna Fontes Ferraz, UFOP

Licencianda em Língua Portuguesa pela UFOP e estudante do Grupo de Estudos Blanchotianos e de Pensamento do Fora UNB-CNPQ com pesquisa sobre a (im)possibilidade da Literatura em Italo Calvino sob acompanhamento do Professor Doutor Eclair Antonio Almeida Filho.

Downloads

Publicado

2010-09-11

Como Citar

Almeida Filho, E. A., & Ferraz, B. F. (2010). O Passeio de carro de Palomar rumo ao Vazio. Literatura e Cotidiano em Italo Calvino. Nau Literária, 6(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.13412