O Romance Histórico na Literatura Portuguesa Contemporânea

Autores

  • Priscilla de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.11114

Palavras-chave:

Romance histórico, historiografia, romance português contemporâneo

Resumo

Este trabalho analisa como os autores contemporâneos revisitam o passado e dialogam com a História portuguesa. Observamos duas tendências do dito romance histórico contemporâneo, enquanto alguns autores seguem o modelo tradicional (reprodução), outros inovam e olham para trás com um novo olhar, são mais críticos e apostam em inovações lingüísticas e estilísticas, incluindo utilização de novas disposições e marcas tipográficas. Fernando Campos, Domingos Freitas do Amaral e Miguel Sousa Tavares representam o primeiro grupo, autores modernos que adotam um estilo tradicional e conservador, tanto na temática quanto na narrativa. Para exemplificar um outro tipo de diálogo com o passado, escolhemos Lobo Antunes, José Saramago e Mário de Carvalho, autores de estilos bem diferentes, que em comum têm justamente a subversão e o questionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

jornalista, formada pela PUCRS, e também graduada em Letras pela UFRGS. Mestre em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas pela mesma instituição, concentra seus estudos em autores lusófonos.

Downloads

Publicado

2010-03-10

Como Citar

Ferreira, P. de O. (2010). O Romance Histórico na Literatura Portuguesa Contemporânea. Nau Literária, 5(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.11114