Invenção mitopoética do mundo contemporâneo de A paixão, de Almeida Faria

Autores

  • Pedro Carlos Louzada Fonseca Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.11037

Palavras-chave:

Crítica mítica, romance português contemporâneo.

Resumo

Este artigo examina a criação ficcional de A paixão (1965), primeiro romance da chamada Tetralogia lusitana, de Almeida Faria. Com base na crítica mítica, estuda a invenção mitopoética do mundo contemporâneo representado no romance. Verifica que o autor critica a realidade portuguesa da tradição vis-à-vis forças revolucionárias do país nos anos 1970. Para tanto, ele constroi a linguagem e a narrativa do romance com base na força expressiva e simbólica do mito e seus elementos arquetípicos. A criação literária de Almeida Faria defende o ponto de vista teórico e crítico de que a literatura pode fazer crítica histórica sem deixar de ser poética. Palavras-chave: crítica mítica; romance português contemporâneo.

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Biografia do Autor

Pedro Carlos Louzada Fonseca, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO)

Professor Titular de Literatura Portuguesa do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2010-03-10

Como Citar

Fonseca, P. C. L. (2010). Invenção mitopoética do mundo contemporâneo de A paixão, de Almeida Faria. Nau Literária, 5(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.11037