Silenciamento, alteridade e autoria n'<i>O alienista</i> em quadrinhos

Autores

  • Lucas Piter Alves Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.46864

Palavras-chave:

O Alienista, identidade autoral, Fábio Moon, Machado de Assis

Resumo

Fábio Moon e Gabriel Bá são autores de O alienista em quadrinhos, tradução intersemiótica do conto de Machado de Assis. O alienista de Moon e Bá é uma obra autoral. Posto isso, partindo de pressupostos de Maingueneau (1997) e Mello (2002a), o objetivo deste trabalho é analisar a heterogeneidade enunciativa na história em quadrinhos de Moon e Bá como forma de buscar uma identidade discursiva para O alienista em quadrinhos. Escolhemos uma das muitas formas de investigar a heterogeneidade enunciativa no discurso quadrinístico d’O alienista: o silêncio. Por meio dos quadros silenciosos, buscamos mostrar como os quadrinistas operam o texto machadiano a fim de instituírem sua própria marca autoral, distinguindo-se e distanciando-se de Machado através de uma tentativa de silenciamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Piter Alves Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Análise do Discurso. Bolsista Fapemig.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

Costa, L. P. A. (2014). Silenciamento, alteridade e autoria n’&lt;i&gt;O alienista&lt;/i&gt; em quadrinhos. Nau Literária, 10(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.46864